Topo

Rafael Reis

Filósofo, jogador do Barça vai passar Natal em campo de refugiados

Rafael Reis

04/12/2015 07h20

Um jogador do Barcelona vai passar o Natal deste ano de um jeito bem diferente, em um campo de refugiados de guerra, praticando uma ação humanitária.

De acordo com o jornal "Mundo Deportivo", o meia macedônio David Babunski, 21, que atua na equipe B do clube catalão, ficará entre os dias 22 e 26 de dezembro em uma base do trajeto que milhares de refugiados têm percorrido para entrar na Europa.

A cidade escolhida foi Gevgelija, na fronteira da Macedônia com a Grécia, de onde partem cinco trens diários com capacidade para 700 pessoas em direção à Sérvia.

Babunski

Os arredores dessa estação se tornaram um verdadeiro de campo de refugiados, a maioria de origem síria, que escaparam da Ásia em virtude da guerra civil no seu país e do crescimento do Estado Islâmico.

Babunski irá viajar ao acampamento junto com seu irmão, Dorian, que também é jogador de futebol e defende o Fuenlabarada, da terceira divisão espanhola, e mais quatro amigos.

Além de doação de água e comida para os refugiados, o grupo também pretende organizar brincadeiras e partidas de futebol no campo para distrair os adultos e, sobretudo, as muitas crianças (algumas órfãs) que se acumulam no acampamento.

O jogador até organizará na próxima semana um fórum dentro do Camp Nou, estádio do Barcelona, para discutir o problema dos refugiados de guerra na Europa e arrecadar doações para o campo de Gevgelija.

Filho de um ex-zagueiro da seleção, Babunski é uma figura incomum no meio do futebol. Suas postagens em redes sociais falam muito mais de filosofia e problemas do mundo contemporâneo que de esporte.

Apelidado de "filósofo", ele é criador e maior incentivados de uma plataforma online gratuita de conhecimento chamada Skyself. Nela, é possível encontrar artigos sobre ciência e espiritualidade, tecnologia, saúde holística, ecologia, sociedade e um ou outro sobre esporte.

No Barcelona desde 2006, o meia passou por todas as categorias de base de La Masia e já treinou com a equipe principal, apesar de ainda no time de cima.

Atualmente, ele joga a terceira divisão espanhola, pelo Barça B, atua na seleção da Macedônia, produz textos de filosofia e realiza projetos humanitários.

Conheça um pouco da obra de Babunski:

"Todos somos feitos de uma mesma essência. Acredito que isso seja indiscutível. Uma essência incomensuravelmente maravilhosa, divisa, ilimitadamente poderosa. Que nos engloba e conecta a todos nós, mas com a qual, infelizmente, quase ninguém se identifica."

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.