Topo

Rafael Reis

Quer jogar os fantasy games de outros países? Saiba como

Rafael Reis

27/11/2015 07h50

Se você juntar uma graninha, é até possível colocar para jogar no mesmo time Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, com direito a um Pogba para ajudar na criação das jogadas.

Parece sonho, mas não é. Trata-se da realidade. Pelo menos, uma realidade possível no mundo dos games.

Os fantasy games são uma febre nos esportes americanos desde os anos 1990. No futebol, começaram a ganhar força no fim da década passada e explodiram de vez nos últimos anos.

Para quem não os conhece, tratam-se de simuladores de um time de futebol baseados no desempenho real dos jogadores nas competições que disputam.

Simplificando, os fantasys são jogos em que você assume o papel de um dirigente e tem um orçamento para montar sua equipe. A pontuação que irá obter será definida pelos feitos que os atletas que você comprou irão atingir nas partidas que participarem.

Ou seja, um gol do Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid valerá uma pontuação para o time que você montou no game. Assim como um cartão amarelo recebido pelo Kompany também será prejudicial para sua equipe.

A boa notícia, para quem já está acostumado ao Cartola FC (principal fantasy do Campeonato Brasileiro) ou ficou interessado na descrição desses jogos, é que dá para brincar de dirigente de futebol nas principais competições do mundo, mesmo estando no Brasil.

Agora, listo para vocês os principais fantasys de futebol do mundo:

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
http://pt.uclfantasy.uefa.com/championsleague/
Um dos mais tradicionais do gênero. Trata-se de um jogo oficial, organizado pela própria Uefa e que oferece videogames Playstation 4 para os melhores jogadores. A inscrição é gratuita e liberada para torcedores de todo o mundo. Sua principal diferença para outros fantasys é que nele você contrata 15 jogadores, sendo quatro reservas que podem ser passados para o time titular de um dia para o outro dentro da mesma rodada.

Fantasy

INGLÊS
http://br.fantasy.premierleague.com/
Outro jogo que possui chancela oficial da liga que organiza o campeonato, no caso a Premier League. A premiação é bastante rica: viagens para o Reino Unido, ingressos VIPs para partidas do Campeonato Inglês, tablets, bolas, games. Com mais de 3 milhões de usuários ativos, trata-se do maior fantasy de futebol do mundo. A inscrição também é gratuita e irrestrita, mas há uma versão paga do jogo que oferece prêmios em dinheiro.

ESPANHOL
http://www.laliga.es/fantasy/
O fantasy oficial do Campeonato Espanhol só pode ser jogado via o app oficial do jogo (disponível para Android e o IOS). Ele obedece uma lógica diferente da maioria dos outros games desse tipo. As mudanças no elenco durante a temporada não são tão simples. Se você quiser vender um jogador, precisará negociá-lo com outro time controlado por um humano ou obter um preço menor vendendo diretamente para o jogo. Assim, para conseguir um Neymar (o atacante brasileiro é o recordista de pontos na temporadas), não basta economizar um dinheirinho. É necessário encontrar alguém disposto a vende-lo.

ALEMÃO
http://manager.kicker.de/classic/bundesliga/meinteam/meinkader
O jogo disponibilizado pela revista Kicker, a maior do país tetracampeão mundial, tem uma grande dificuldade para a maior parte dos brasileiros: está em alemão. Mesmo assim, para quem já conhece a lógica de funcionamento dos fantasys, dá para se virar bem mesmo sem entender a língua. Uma característica específica do jogo é que as transferências são bastante limitadas. Você não monta seu time rodada a rodada, mas sim um elenco para a temporada. E a partir desse grupo de 15 jogadores monta sua equipe para cada rodada.

ITALIANO
http://magic.gazzetta.it/magic/home/?refresh_ce-cp
Assim como no caso do game do Alemão, o principal fantasy do Campeonato Italiano também é organizado pelo maior veículo esportivo do país, no caso a Gazzetta dello Sport. Para participar do game, é necessário primeiro se cadastrar no site do jornal e pagar uma assinatura. A premiação é boa: até 250 mil euros (cerca de R$ 996 mil). Há ainda tipos de assinatura específico para quem quer competir em outras ligas.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.