Topo

Rafael Reis

Guerrero vive seca no Fla, mas pode superar hoje a maior lenda do Peru

Rafael Reis

17/11/2015 07h55

Sem balançar as redes há quase três meses pelo Flamengo, o atacante Paolo Guerrero tem nesta terça-feira, contra o Brasil, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2018, a chance de se isolar como o maior artilheiro da história do Peru.

O jogador de 31 anos já marcou 26 vezes pela seleção na carreira e divide atualmente o recorde com Teófilo Cubillas.

O ex-atacante é o maior nome do futebol peruano de todos os tempos. Ele atuou na seleção por 14 anos (entre 1968 e 1982), disputou três Copas e foi o astro da equipe na campanha história de 1970, quando chegou até as quartas de final.

Guerrero

Ao contrário de Cubillas, Guerrero nunca esteve em um Mundial de seleções. Mesmo assim, acumula alguns grandes momentos pela seleção –foi o artilheiro das duas últimas edições da Copa América, por exemplo.

Mas para a preocupação do técnico argentino Ricardo Gareca, ex-Palmeiras, que dirige o Peru, o centroavante está longe de viver um grande momento.

O último gol de Guerrero com a camisa do Flamengo aconteceu na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no dia 23 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, ele passou em branco em sete partidas consecutivas da equipe rubro-negra.

Maior estrela flamenguista, o atacante tem sofrido com críticas e levado a culpa pelo fato de o time, que chegou a insinuar que poderia brigar por uma vaga na Libertadores, ter desabado na classificação.

O descontentamento com Guerrero é tanto que há torcedores que defendem que o peruano deveria ir para o banco e ceder seu lugar entre os titulares para o pouco conhecido Kayke.

Na seleção, porém, o atacante ainda goza de prestígio. O flamenguista balançou as redes em outubro pelo Peru (derrota por 4 a 3 pelo Chile) e deu o passe para Farfán marcar o gol da vitória sobre o Paraguai, na sexta-feira.

Esse foi o único triunfo peruano conquistado nas três primeiras rodadas nas eliminatórias. A equipe de Guerrero tem três pontos na corrida por uma vaga na Copa da Rússia, um a menos que o Brasil.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.