Topo

Rafael Reis

Ex-Vasco é estrela na Ucrânia e o maior artilheiro brasileiro na Europa

Rafael Reis

29/10/2015 08h00

Nada de Neymar, Hulk ou qualquer outro atacante que tem sido convocado por Dunga para a seleção. O artilheiro do Brasil na temporada europeia vem da Ucrânia e já se prepara para entrar na história do futebol local.

O atacante Alex Teixeira, 25, ex-Vasco e há cinco anos no Shakhtar Donetsk, é o goleador máximo brasileiro em 2015/16 entre todos os jogadores que atuam nos países com clubes na Liga dos Campeões da Europa.

O camisa 29, que nunca atuou pela seleção principal, acumula 17 gols em 19 partidas na temporada. Ele balançou as redes uma vez fase preliminar da Champions e outras 16 no Campeonato Ucraniano.

E são esses 16 gols na liga nacional que já aproximam Alex Teixeira de um recorde histórico.

Ele está só a nove gols de se tornar o maior goleador da história de uma única edição do Ucraniano. O recorde pertence ao armênio Henrikh Mkhitaryan, atualmente no Borussia Dortmund, que marcou 25 vezes pelo Shakhtar em 2012/13.

Alex Teixeira

O recorde pode tranquilamente ser batido pelo ex-vascaíno porque a competição ainda não chegou nem à metade.

Alex Teixeira marcou 16 gols nas primeiras 11 das 26 rodadas da atual temporada do Ucraniano.

Sua marca é tão expressiva que equivale a quase 60% dos 27 gols marcados pelo Shakhtar, melhor ataque da competição.

O vice-artilheiro do torneio, Yevhen Seleznyov, do Dnipro, anotou pouco mais do que a metade dos gols do brasileiro: apenas nove.

O sucesso de Alex Teixeira na Ucrânia o credencia a ser o próximo brasileiro a seguir o caminho de Fernandinho, Luiz Adriano e Douglas Costa, por exemplo, e sair da incubadora do Shakhtar para um grande europeu.

O jogador já esteve ligado a possíveis transferências para o Monaco e o Manchester United, mas continua no Shakhtar. Resta saber até quando?

ARTILHEIROS BRASILEIROS NA EUROPA NESTA TEMPORADA

1º – Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk/UCR) – 17 gols
2º – Paulinho (BK Häcken/SUE) – 11 gols
3º – Hulk (Zenit São Petesburgo/RUS) – 10 gols
4º – Éder (Sampdoria/ITA) – 8 gols
Neymar (Barcelona/ESP) – 8 gols
6º – Jonas (Benfica/POR) – 7 golsAlex Teixeira

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.