Topo

Rafael Reis

Lenda do futebol dos EUA transformou a carreira de gêmeos brasileiros

Rafael Reis

14/10/2015 06h35

Um encontro com um dos maiores nomes da história do futebol nos Estados Unidos transformou as vidas dos gêmeos goianos Paulo e Pedro Mendes e os colocou em um caminho diferente da maior parte dos milhares de imigrantes brasileiros que vivem na América.

Os irmãos, que atuam juntos no Atlanta Silverbacks, da NASL (equivalente à segunda divisão do soccer), tornaram-se jogadores profissionais de futebol graças a Eric Wynalda, ex-atacante com três Copas do Mundo no currículo e o terceiro maior artilheiro da história da seleção dos EUA.

Eles foram descobertos pelo futuro padrinho durante uma visita ao campus da universidade onde os gêmeos estudavam, na Califórnia.

"O treinador do nosso time de futebol já conhecia o Wynalda e nos apresentou. Ele até brincou: tira esses moleques daqui porque escola não é para eles. Acabamos ficando muito amigos e ele nos ajudou a virar jogadores", conta o meia Paulo, cinco minutos mais novo que o atacante Pedro.

Até então, ambos levavam uma vida típica de imigrantes brasileiros. Sobrinhos de Alex Ferreira, um ex-jogador do Goiás que havia se estabelecido nos EUA, mudaram-se ainda no começo da adolescência, juntos com os pais, convencidos pelo tio de que teriam uma "vida nova" por lá.

"Nosso pai chegou nos EUA e foi vender jornal e trabalhar em pizzaria. Minha mãe limpava casas e depois abriu uma companhia de limpeza. A gente tinha que estudar, mas fugia da aula para jogar futebol", diverte-se Pedro.

Convencidos por Wynalda, que, de acordo com os gêmeos, jamais foi empresário deles e sempre atuou apenas por um amigo, os irmãos Mendes toparam trocar a Califórnia por Atlanta para viverem do futebol.

Eles atuaram juntos por um ano nos Silverbacks até que Paulo recebeu uma proposta para integrar o elenco do New York Cosmos, time que nos anos 1970 chegou a ter Pelé e Beckenbauer.

Curiosamente, os gêmeos se reencontraram na decisão da NASL de 2013. Paulo e o Cosmos se deram melhor e venceram por 1 a 0. "Foi roubado", brinca Pedro, sobre o título conquistado pelo irmão.

Mas a separação durou pouco. Neste ano, estão juntos novamente no Atlanta. "É melhor assim. Temos muito entrosamento e jogamos bem melhor quando estamos do mesmo lado", completa Pedro.

Gêmeos Pedro (esq.) e Paulo Mendes, jogadores do Atlanta Silverbacks, dos Estados Unidos

Gêmeos Pedro (esq.) e Paulo Mendes, jogadores do Atlanta Silverbacks, dos Estados Unidos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.