Topo

Rafael Reis

Afinal, quantos brasileiros jogam no exterior? E que países mais contratam?

Rafael Reis

06/10/2015 06h00

Neymar e William Barbosa pertencem a mundos diferentes. Apesar de ambos serem jogadores de futebol, nunca jogaram juntos e sequer disputaram o mesmo campeonato. É improvável até que eles venham a se conhecer algum dia.

Mas há algo que une a maior estrela da seleção brasileira e ídolo do Barcelona e o praticamente desconhecido centroavante operário de 37 anos, cujos fãs são alguns poucos torcedores do St. Lawrence Spurs, da segunda divisão de Malta.

Os dois fazem parte de uma volumosa e misteriosa estatística: a dos atletas que deixaram o Brasil para jogar futebol e hoje vivem correndo atrás da bola em todos os canto do mundo.

Ninguém sabe ao certo quantos jogadores profissionais brasileiros atuam no exterior neste momento. Mas, mesmo com o futebol pentacampeão desvalorizado no cenário internacional depois do 7 a 1 para a Alemanha, eles continuam sendo muitos.

De acordo com a CBF, 355 atletas foram para o exterior jogar bola profissionalmente entre janeiro e julho deste ano.

Já o Observatório do Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos) detectou em 2014 um total de 455 brasileiros atuando nas 31 principais ligas europeias.

Mas esses números ainda estão longe de representar a totalidade dos expatriados.

Após semanas de pesquisa, este blog conseguiu localizar 2.174 jogadores brasileiros profissionais de futebol espalhados por 111 países.

E eles estão em todos os lugares, até onde muita gente nem sabe que existe. No Tajiquistão, uma ex-república soviética? Está lá o Elton Luis. E no pequeno sultanato de Brunei? O país está representado pelo Ramazotti.

A situação se repete na Etiópia, na Estônia, em Antígua e Barbuda, no Sudão, no Vietnã e onde tiver uma bola rolando.

É principalmente para contar essas histórias, não só as dos Neymares, mas também as dos tantos Williams e Ramazottis espalhados por aí, que este blog nasce. A ideia é dar sequência ao trabalho que desenvolvi ao longo de nove anos na Folha de S. Paulo.

Os Ramazottis e Williams dos outros países também terão espaço por aqui. Assim como seus Neymares. Afinal, nossa missão é contar boas histórias, onde quer que elas aconteçam.

OS DEZ PAÍSES COM MAIS BRASILEIROS

1º – Portugal – 412
2º – Alemanha – 136
3º – Itália – 127
4º – Japão – 90
5º – Suíça – 86
6º – EUA – 76
7º – Espanha – 60
8º – Áustria – 53
9º – Malta – 49
10º – Turquia e China – 46

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.