Topo

Rafael Reis

5 brasileiros que podem trocar de clube na Europa na janela de janeiro

Rafael Reis

23/12/2019 04h00

A janela de transferências do futebol europeu está prestes a abrir. A partir do dia 1º de janeiro, os clubes do Velho Continente terão um mês para fazer negócios e reforçar seus elencos para a metade final da temporada.

Com isso, os rumores sobre jogadores que podem trocar de clube no próximo mês estão pipocando por toda a imprensa europeia.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco atletas brasileiros que estão vivendo essa situação e que têm chances concretas de vestir uma nova camisa no exterior depois da virada do ano.

WILLIAN
Meia-atacante
31 anos
Chelsea (ING)

Crédito: Getty Images

Em sua sétima temporada na Inglaterra, o ex-jogador do Corinthians continua sendo um jogador dos mais importantes do Chelsea. Mesmo assim, pode ser negociado na janela de janeiro para não acabar saindo de graça no meio do ano. Como o contrato de Willian termina em julho e ainda não há nenhuma renovação sequer apalavrada, outros grandes clubes da Europa têm crescido o olho sobre ele. Segundo o jornal italiano "Tuttosport", a Juventus é um dos times que pensam na ideia de contratá-lo. O Barcelona é outra equipe que já vem há tempos sendo apontada como futuro destino do camisa 10.

VINÍCIUS JÚNIOR
Meia-Atacante
19 anos
Real Madrid (ESP)

Crédito: Jon Nazca/Reuters

Apesar de ter emendado dois jogos como titular no começo do mês, Vinícius Júnior continua sendo menos aproveitado por Zinédine Zidane do que gostaria. O ex-jogador do Flamengo chegou até a não ser relacionado par ao banco de reservas em algumas partidas da temporada. De acordo com o site espanhol "Don Balón", essa situação tem incomodado demais o jovem brasileiro, que pediu para ser cedido a algum outro time em janeiro para ter mais minutos em campo. Interessados em contratá-lo, ainda que por empréstimo, não faltam: boa parte dos clubes grandes da Inglaterra fazem parte dessa lista.

TETÊ
Meia-atacante
19 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)

Crédito: Divulgação

Mal das pernas (para seu padrão) no Campeonato Alemão e ainda em busca de opções para Arjen Robben e Franck Ribéry, que deixaram o clube na última temporada, o Bayern de Munique pode investir pesado para ter um novo ponta brasileiro. De acordo com o "Sport Bild", o clube se encantou com o futebol de Tetê e pode pagar até 50 milhões de euros (R$ 227 milhões) para contratá-lo em janeiro. Ex-jogador do Grêmio, o garoto de 19 anos chegou ao Shakhtar em fevereiro, mas já tem oito gols e seis assistências na Ucrânia.

JOÃO PEDRO
Atacante
27 anos
Cagliari (ITA)

Crédito: Augusto Casasoli

Terceiro colocado na artilharia do Campeonato Italiano, com 11 gols, o atacante revelado pelo Atlético-MG e que teve uma passagem mal sucedida pelo Santos vive o melhor momento da sua carreira e dificilmente irá permanecer no Cagliari por muito tempo. Com um moral enorme no futebol tetracampeão mundial, onde está consecutivamente desde 2014, João Pedro vem sendo acompanhado pelos clubes mais ricos da Itália. Assim, não será nenhuma surpresa se ele aparecer em um Napoli, Roma ou Milan da vida depois da virada do ano.

PAULINHO
Meia-Atacante
19 anos
Bayer Leverkusen (ALE)

Crédito: Getty Images

Companheiro de Vinícius Júnior nas seleções brasileiras de base, vive hoje uma situação bastante parecida à do amigo. Em sua segunda temporada na Europa, Paulinho tem participado pouco dos jogos do Bayer Leverkusen (ainda não foi titular em 2019/20 e soma só 122 minutos em campo). Por isso, encontrar um outro time para "ganhar corpo" no Velho Continente pode ser uma boa para seu futuro. Na última janela de transferências, ele teve proposta do Sporting, mas escolheu ficar na Alemanha. Será que agora será diferente?


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Afinal, quantos brasileiros jogam no exterior? E que países mais contratam?
O dia em que Luxemburgo deu nó no Barcelona de Ronaldinho e surrou o rival
Como Romário entortou zagueiro do Real e virou ícone em Barcelona
Qual é o time ideal na Europa para os destaques do futebol brasileiro?

 

 

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.