Topo

Rafael Reis

Estádio hit do Instagram só tem futebol amador e coloca vilarejo no mapa

Rafael Reis

22/12/2019 04h00

Henningsvaer é uma pequena vila de cerca de 500 habitantes, composta por duas ilhas e localizada em um arquipélago no norte da Noruega. Durantes décadas e mais décadas, sua pequena população viveu da pesca do bacalhau e tinha o futebol apenas como um lazer para os dias (não tão frios) de verão.

Só que tudo mudou a partir do início dos anos 2000. A popularização das fotos aéreas, por avião, satélite e drone, fez o mundo descobrir o estádio do vilarejo e transformá-lo em uma importante receita para o lugar.

Estádio: Reprodução

Você provavelmente já viu alguma imagem ou vídeo do Henningsvaer Idrettslag Stadion. Afinal, ele bomba nas redes sociais, especialmente no Instagram, e já foi usado em inúmeras campanhas publicitárias, como uma da Pepsi e outra da Liga dos Campeões da Uefa.

O lugar é realmente deslumbrante. O campinho, que não tem arquibancadas e conta apenas com um pedaço de asfalto em suas laterais para o público acompanhar (em pé) as partidas, fica encravado no meio de uma rocha. Para qualquer lado onde se olha, só se vê água.

Em uma das laterais, há ainda vários varais, onde os pescadores locais costumam pendurar as peças de bacalhau para secá-las antes de enviá-las para a venda. O "estádio" conta também com iluminação artificial movida a gerador.

O gramado sintético não recebe partidas de nenhum clube profissional. Quem normalmente joga nesse paraíso são as crianças da comunidade e também a equipe amadora do vilarejo, o Henningsvaer IL.

O espaço é alugado para eventos comemorativos, peladas entre amigos e gravação de peças publicitárias, o que ajuda a movimentar a economia do povoado. Henningsvaer Idrettslag Stadion também colocou a região na rota dos turistas que passeiam pelos arquipélagos da Noruega.

O país onde fica um dos estádios mais "instagramáveis" do planeta stá longe de ser uma potência no futebol.

Em toda a história, os noruegueses só disputaram três edições da Copa do Mundo (1938, 1994 e 1998) e nunca foram além das oitavas de final. Na Euro, a única participação foi em 2000, quando terminou na 11ª colocação.

A seleção nórdica ocupa a 44ª posição no ranking da Fifa. Nas eliminatórias para o torneio continental de 2020, terminou em terceiro do Grupo F e se classificou para repescagem –disputa com Escócia, Israel e Sérvia uma vaga na competição.

Atualmente, o clube mais poderoso do país é o Molde, que já foi treinado por Ole Gunnar Solskjaer, hoje no Manchester United. A equipe venceu o Campeonato Norueguês deste ano, com 14 pontos de vantagem para o vice-campeão.


Mais de Clubes

"Faustão argentino" copia projeto do Flamengo para revitalizar time do papa
"Ônibus" de Mourinho parou Barcelona de Messi, com Eto'o na lateral; veja
Quais são os clubes com mais títulos nacionais no planeta?
Como o Leicester venceu tragédia e desmanche para viver novo conto de fadas

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.