Topo

Rafael Reis

Aos 19, Messi fez contra o Real Madrid o 1º dos seus 53 "hat-tricks"; veja

Rafael Reis

18/12/2019 04h00

Ver Lionel Messi marcar pelo menos três gols em uma única partida está longe de ser algo raro. Desde que estreou como profissional, pouco mais de 15 anos atrás, o astro argentino já conseguiu 53 "hat-tricks".

E o mais impressionante é que essa história não começou contra um Mallorca, Eibar ou Leganés da vida. A primeira vez que o camisa 10 do Barcelona meteu três bolas nas redes em 90 minutos foi simplesmente no maior clássico da Espanha e em um dos grandes jogos do futebol mundial.

Messi tinha só 19 anos quando, no dia 10 de março de 2007, cravou seu nome no hall dos craques ao marcar todos os gols do Barça no empate por 3 a 3 com o Real Madrid, no Camp Nou.

Até então, ele já havia enfrentando o maior rival da equipe catalã em duas oportunidades, mas não conseguira deixar sua marca estampada nas redes.

Mas no clássico válido pela 26ª rodada da temporada 2006/2007 do Campeonato Espanhol, o jejum acabou rapidamente. Aos 11 minutos do primeiro tempo, ele marcou seu primeiro gol. Dezessete minutos depois, engordou seu saldo com mais uma finalização precisa.

Crédito: Reprodução

Só que o melhor ficou reservado para os acréscimos da etapa final. O Barcelona perdia por 3 a 2 quando, aos 46 minutos, Messi recebeu passe de Ronaldinho Gaúcho, driblou dois marcadores, escapou do carrinho dado por Sergio Ramos e fuzilou de perna esquerda para estabelecer seu primeiro "hat-trick" como profissional.

Desde então, a marca passou a ser algo rotineiro para o camisa 10. Ele já marcou pelo menos três gols em 53 partidas (47 pelo Barcelona e seis com a seleção argentina). Em seis jogos, foi além: cinco vezes parou nos quatro tentos, e em uma apresentação chegou a cinco bolas nas redes.

Seu "hat-trick" mais recente, na vitória sobre o Mallorca, dia 7 de dezembro, deu-lhe o posto isolado de recordista do feito no Espanhol – 35, contra 34 de Cristiano Ronaldo.

Messi também é o maior artilheiro da história dos encontros entre os dois clubes mais poderosos do país campeão mundial de 2010. Já são 26 gols em jogos oficiais contra o arquirrival culé, incluindo aqueles três de 12 anos atrás que deram início a essa conta.

Barcelona e Real Madrid fazem hoje, no Camp Nou, o primeiro "El Clásico" da temporada. A partida, válida pela décima rodada do Espanhol, estava originalmente marcada para 26 de outubro, mas acabou adiada em virtude dos protestos em favor da independência da Catalunha.

A equipe blaugrana vem dominando nos últimos tempos os encontros entre as duas maiores forças do futebol espanhol. Já são seis partidas e mais de dois anos sem perder, com quatro vitórias e dois empates.

A última vez que o Real conseguiu comemorar um triunfo sobre seu maior rival foi no dia 16 de agosto de 2017, quando venceu por 2 a 0 o confronto de volta da Supercopa da Espanha.

Na atual temporada, as duas equipes estão brigando cabeça a cabeça pela liderança do Espanhol. Barça e Real têm os mesmos 35 pontos. Os catalães levam vantagem no saldo de gols (23 a 21), segundo critério de desempate.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por que Cristiano Ronaldo é só o 35º colocado na Chuteira de Ouro?
A história do holandês que jogou Mundial de óculos, fez gol e virou canção
7 estrangeiros que estão livres para reforçar seu time em janeiro
7 "loucuras" para seu time fazer no Mercado da Bola para 2020

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.