Topo

Rafael Reis

7 "loucuras" para seu time fazer no Mercado da Bola para 2020

Rafael Reis

11/12/2019 04h00

Em 2008, Ronaldo era um alvo irreal para o Corinthians. Mesmo assim, foi contratado e acabou recolocando o clube paulista no caminho do sucesso. Quatro anos depois, Clarence Seedorf era um nome fora da realidade do Botafogo, que não acreditou nisso, acertou com o holandês e ganhou um ídolo.

De vez em quando, o futebol brasileiro é chacoalhado com a chegada de algum jogador fora dos padrões de atletas que normalmente desembarcam por aqui.

Eles custam caro, é verdade. E, de vez quando, dão muito errado. Mas, quando funcionam, viram cases de sucesso dentro de campo e também de exploração comercial do departamento de marketing.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete opções de loucuras para seu clube fazer no Mercado da Bola para 2020. Quem sabe ele acabe tornando real um reforço que todo mundo considera irreal…

DIEGO COSTA
Atacante
31 anos
Espanhol
Atlético de Madri (ESP)

Crédito: Claude Paris/AP

O centroavante nascido em Sergipe e naturalizado espanhol já não é mais aquele touro indomável que impressionava os torcedores e botava medo nos marcadores até algumas temporadas atrás. Mas, aos 31 anos, ainda tem bola de sobra para "deitar" no futebol brasileiro. O problema é seu físico. Diego Costa precisou ser operado de hérnia cervical no mês passado e deve ficar parado até fevereiro. O Flamengo não se incomodou muito com isso e, de acordo com o site "Goal", considera o atacante como uma das possíveis soluções para a eventual saída de Gabigol.

EDINSON CAVANI
Atacante
32 anos
Uruguaio
Paris Saint-Germain (FRA)

Crédito: Franck Fife/AFP

Maior artilheiro da história do PSG, o centroavante uruguaio vive um "calvário" nesta temporada. Cavani foi parar no banco de reservas depois da chegada do argentino Mauro Icardi, não balanças as redes há quase quatro meses e dificilmente ficará no clube na próxima temporada. Como seu contrato termina em junho, é bem possível que a equipe francesa aceite negociá-lo bem baratinho na janela de transferências de janeiro. É claro que Cavani ainda tem mercado na Europa. Mas, quem sabe a afetividade de voltar à América do Sul para cumprir aqui a reta final de sua carreira não lhe atraia…

MARIO BALOTELLI
Atacante
29 anos
Italiano
Brescia (ITA)

Crédito: Emilio Andreoli/Getty Images

O polêmico atacante italiano chegou a negociar com o Flamengo no meio do ano, mas preferiu assinar com o Brescia para voltar a jogar no seu país. Só que a passagem de Balotelli pelo novo time não tem sido muito agradável. Para começar, o Brescia ocupa a penúltima colocação do Calcio. Além disso, o atacante foi alvo de comentários racistas até mesmo do presidente do clube. Massimo Cellino chegou inclusive a dizer que o ex-jogador de Milan, Inter de Milão, Liverpool e Manchester City está livre para ir embora em janeiro se assim desejar.

LUCAS PODOLSKI
Meia-atacante
34 anos
Alemão
Vissel Kobe (JAP)

Crédito: AFP

Camisa 10 da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 2014, o ex-jogador do Bayern de Munique e do Arsenal sempre mostrou um carinho especial pelo Brasil. Para ajudar, seu contrato com o Vissel Kobe termina em janeiro, e ele não tem muita expectativa de renová-lo. Com apenas cinco gols marcados na última temporada, Podolski deve buscar um novo clube e também um outro país para dar sequência à sua carreira. E o Brasil poderia ser uma interessante opção.

PEPE
Zagueiro
36 anos
Português
Porto (POR)

Crédito: Rafael Marchante/Reuters

Três vezes vencedor da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid e veterano de três Copas do Mundo pela seleção portuguesa, o zagueiro alagoano nunca jogou como profissional no país onde nasceu. Aos 36 anos, Pepe está no fim da janela de oportunidades para "completar" seu currículo. O veterano é titular absoluto do miolo de zaga de Porto e tem mais um ano e meio de contrato. Mas, seu moral no país que escolheu defender é tão alto que dificilmente a diretoria recusaria um pedido seu para sair em nome de um sonho ainda não cumprido.

NANI
Meia-atacante
33 anos
Português
Orlando City (EUA)

Crédito: Divulgação

Aproveitando que os portugueses estão na moda no futebol brasileiro graças ao trabalho do técnico Jorge Jesus no Flamengo, apostar em um talento luso pode ser uma boa. Nani não conseguiu ser o "novo Cristiano Ronaldo" como foi pintado no início de sua carreira, mas defendeu o Manchester United por oito temporadas e fez parte do elenco campeão da Eurocopa de 2016. Atualmente nos Estados Unidos, nem exigiria um esforço financeiro tão alto dos times brasileiros e traria um retorno interessante, pelo menos de holofotes.

CHICHARITO
Atacante
31 anos
Mexicano
Sevilla (ESP)

Crédito: Divulgação

Artilheiro máximo da história da seleção mexicana com 52 gols, o centroavante já está rodando pela Europa há quase dez anos e vestiu camisas pesadas, como a do Manchester United e a do Real Madrid. Atualmente, vive um outro momento na carreira. Contratado pelo Sevilla no início da temporada, tem decepcionado na Espanha, já que não conseguiu se firmar como titular e só marcou quatro gols até o momento. Contratar Chicharito não seria uma brincadeira barata para nenhum time brasileiro. Mas é uma ousadia que pode dar frutos. Afinal, o mexicano já provou que domina a arte de fazer gols.


Mais de Cidadãos do Mundo

Messi faz hat-trick e invade top 10 da Chuteira de Ouro; líder "congela"
Como Dybala está ofuscando CR7 e sendo o "cara" da Juventus nesta temporada
1º gay a jogar Copa do Mundo hoje comenta futebol, mas se diz "voz isolada"
Com "2 meses de gols", italiano tira Lewa da liderança da Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.