Topo

Rafael Reis

Inspiração para o Fla? 5 times que mais complicam o Liverpool na era Klopp

Rafael Reis

29/11/2019 04h20

O Liverpool é o atual campeão europeu, lidera o Campeonato Inglês, a liga nacional número um do planeta, com oito pontos de vantagem para o segundo colocado, conta com o segundo melhor jogador do mundo (Virgil van Dijk) e com um badalado ataque formado por Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino.

Mas isso não significa que o principal adversário do Flamengo no Mundial de Clubes da Fifa seja imbatível. Sim, ele pode ser derrotado. E, mais que isso, há alguns clubes que se tornaram especialistas em complicar sua vida.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo os cinco times que mais têm dado trabalho ao Liverpool desde a chegada do técnico Jürgen Klopp, em outubro de 2015. Só foram contabilizados nessa lista, os clubes que tiveram pelo menos três confrontos contra os Reds no período.

Todos eles têm retrospectos bem positivos contra o treinador alemão. Quem sabe eles não possam servir de inspiração para o Fla?

SEVILLA
Aproveitamento do Liverpool: 22,2%

Crédito: Lars Baron/Getty Images

O time espanhol é o único que Klopp enfrentou pelo menos três vezes desde sua chegada ao Liverpool e ainda não conseguiu vencer. Os Reds foram derrotados pelo Sevilla na final da Liga Europa de 2015/16 e empataram nos dois jogos da fase de grupos da temporada 2017/18 da Champions. A média de gols desses encontros foi de 4,66 por partida. A lição que o Sevilla ensina ao Flamengo é: não se feche na defesa; jogos mais abertos, de ataque contra ataque, podem ser uma boa opção.

NAPOLI
Aproveitamento do Liverpool: 33,3%

Crédito: Michael Steele/Getty Images

Não foi nenhuma surpresa a equipe italiana ter arrancado pontos dos atuais campeões europeus na rodada do meio de semana da Champions. O Napoli, de Carlo Ancelotti, é uma grande pedra no sapato de Klopp. Desde a temporada passada, os dois clubes tiveram quatro encontros na Liga dos Campeões. Os italianos ganharam dois, perderam um e empataram o da última quarta-feira. Assim como o Liverpool, o Napoli é um time de rápida transição da defesa para o ataque e que possui homens de frente rápidos, habilidosos e que não guardam posição. Ou seja, emular o jogo dos Reds, desde que com os jogadores certos para isso, costuma complicá-los.

MANCHESTER UNITED
Aproveitamento do Liverpool: 40%

Crédito: Getty Images

Apesar da draga que o United vive já há alguns anos, o clássico entre as duas maiores potências histórias do futebol inglês continua equilibrado. Na "era Klopp", o Liverpool só venceu duas das dez partidas que disputou contra seu maior rival. Houve ainda seis empates e duas vitórias da equipe de Manchester. O que une todos esses jogos não é uma determinada estratégia do United, mas sim o clima psicológico diferenciado que ronda o clássico, o que nos mostra que tornar a partida mais "emotiva" (e, consequentemente, menos jogada) talvez seja um caminho para lidar com Salah, Firmino, Mané e cia.

WBA
Aproveitamento do Liverpool: 47,6%

Crédito: Phil Noble/Reuters

O West Bromwich não é dos times mais poderosos da Inglaterra, tanto que está na segunda divisão desde a temporada passada. Mas, quando cruza com o Liverpool, costuma se comportar como um gigante. A prova disso é que os Reds só ganharam dois dos sets confrontos mais recentes contra o WBA. E, mesmo na campanha do rebaixamento, segurou dois empates contra o time que seria campeão europeu. Qual seu segredo? Uma bola aérea muito forte. Três dos últimos cinco gols do WBA contra o Liverpool nasceram de cruzamentos para a área.

WOLVERHAMPTON
Aproveitamento do Liverpool: 50%

Crédito: Getty Images

A boa notícia para Jorge Jesus é que o time mais português da Inglaterra costuma fazer bonito quando se depara contra o Liverpool. O Wolverhampton, que é treinado por um compatriota do comandante do Fla, e conta nove jogadores lusos no elenco, venceu dois e perdeu outros dois jogos contra a equipe vermelha desde a ascensão de Klopp. Ou seja, o autêntico futebol português pode complicar para o vencedor da última Champions.


Mais Opinião

– Jesus e Gallardo não inventaram a roda, mas copiaram tudo direitinho
– Futebol só finge que não tolera o racismo, mas adora um preconceito
– Por que as zebras estão fazendo a festa nesta temporada na Europa?
– "Efeito Jesus" não pode fazer brasileiros buscarem estrangeiros medíocres

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.