Topo

Rafael Reis

Ex-Corinthians supera assassinato do irmão com gols e estreia na seleção

Rafael Reis

15/11/2019 04h00

Quando entrar em campo para enfrentar o Peru, hoje, em Miami, e realizar sua estreia oficial pela seleção principal da Colômbia, Stiven Mendoza certamente terá em mente a imagem do seu irmão caçula, Yeison, 25.

Afinal, faz apenas dois meses que o também jogador profissional de futebol foi assassinado com 11 tiros à queima-roupa por motociclistas, logo depois de deixar a casa da mãe, em Cali.

Crédito: Reprodução

Só que o ex-atacante de Corinthians e Bahia reagiu rápido à brutalidade da morte do irmão e conseguiu transformar a maior tragédia familiar da sua vida no combustível para atingir a melhor fase da carreira.

O jogador de 27 anos, que já rodou por vários times colombianos, tentou a sorte na Índia, jogou nos Estados Unidos e nunca se firmou em lugar nenhum, virou o principal nome do Amiens, equipe que disputa a primeira divisão do Campeonato Francês, uma das cinco ligas nacionais mais poderosas da Europa.

Só nas últimas sete rodadas da Ligue 1, Mendoza balançou as redes quatro vezes, o dobro de gols anotados na temporada anterior, a primeira completa no futebol do país vencedor da Copa-2018.

Cada um desses gols têm sido comemorado com uma homenagem a Yeison. No primeiro, contra o Bordeaux, no dia 25 de setembro, o colombiano fez questão de exibir uma camisa com o rosto do irmão.

Desde então, ele vem ajoelhando no gramado, agradecendo a Deus e mandando recados ao mano a cada vez que movimenta o placar.

Yeison estava em busca de um novo clube para defender depois de disputar a segunda divisão colombiana pelo Valledupar no primeiro semestre. Ele foi assassinado na noite de 6 de setembro, em condições que ainda não foram completamente esclarecidas.

À época, seu irmão já estava afastado dos jogos do Amiens porque se recuperava psicologicamente de um assalto a mão armada sofrido no começo de agosto, em Medellín, também na Colômbia.

Mendoza só retornou aos gramados na segunda metade de setembro. E, ainda assim, porque o técnico Luka Elsner não tinha quem escalar. Afinal, ele não fazia parte dos planos do clube e estava em uma lista de negociáveis para a próxima janela de transferências.

Mas o atacante se deu tão bem nesta "última chance" que acabou recebendo sua primeira convocação para a seleção colombiana adulta. Além do amistoso contra o Peru, ele também irá atuar ante o Equador, no dia 19.

No Brasil, Mendoza defendeu o Corinthians entre 2015 e 2017, mas passou a maior parte do tempo no banco de reservas ou emprestado para outras equipes. Uma delas foi o Bahia, onde o atacante jogou na segunda metade do seu último ano no país e marcou oito gols no Brasileiro.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 argentinos que enfrentaram a seleção enquanto defendiam times brasileiros
Por onde andam os jogadores do Boca de 2001, último bi da Libertadores?
De Bruyne e espanhol são os garçons da Europa; veja top 10 em assistências
Astro de R$ 580 mi vira garoto-propaganda de eleição da namorada na escola

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.