Topo

Rafael Reis

De Bruyne e espanhol são os garçons da Europa; veja top 10 em assistências

Rafael Reis

13/11/2019 04h20

Os jogadores de ataque de Manchester City e Lazio costumam ficar bem atentos quando a bola passa pelos pés de Kevin de Bruyne e Luis Alberto, respectivamente. Afinal, eles sabem que o "carimbo" dos meios-campistas é uma espécie de meio caminho para o gol.

Na temporada 2019/20, nenhum jogador inscrito na primeira divisão das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) distribuiu mais assistências que o camisa 17 do City e o número 10 da equipe romana.

Crédito: Montagem

Só nos últimos três meses, De Bruyne e Luis Alberto já deram dez passes cada para algum dos seus companheiros de time balançarem as redes.

O belga é o grande garçom do Campeonato Inglês, competição na qual já deu nove assistências. Ele também contribuiu para a contagem do City com um passe perfeito na Liga dos Campeões.

Os números são muito parecidos com o do espanhol da Lazio, que criou nove jogadas de gol no Italiano e uma na Liga Europa.

Ao contrário da estrela do City, reconhecidamente um dos melhores meio-campistas do futebol mundial na atualidade, Luis Alberto ainda não é tão consolidado assim no cenário internacional da bola.

O jogador da Lazio tem 27 anos, começou a carreira no Sevilla, passou pelo Barcelona B e chegou a jogar no Liverpool. Mas foi só na Itália, onde está desde 2016, que ele começou a explodir.

Com o sucesso nesta temporada, Luis Alberto voltou a rondar as convocações da seleção espanhola e passou a ter seu nome cogitado para ser negociado com um clube mais poderoso na próxima janela de transferências.

Quem completa o pódio do ranking dos maiores garçons do futebol europeu é o argentino Ángel di María, que vive grande fase no Paris Saint-Germain, e já deu nove passes para seus companheiros marcarem.

Rei da assistências na temporada passada (22), outro argentino, Lionel Messi, não aparece no top 10 desta vez. O camisa 10 do Barcelona presentou os parceiros com cinco gols até o momento, dois a menos que o francês Yoann Court, do Brest, décimo.

Atual bicampeão inglês, o City ocupa apenas a quarta colocação nesta temporada da Premier League, com 25 pontos, nove a menos que o Liverpool. Já a Lazio, que não é campeã nacional desde 2000, é a terceira na Itália, com 24 pontos, oito de desvantagem em relação à Juventus.

OS 10 MAIORES GARÇONS DA TEMPORADA EUROPEIA

1 – Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City) – 10 assistências
Luis Alberto (ESP/Lazio) – 10
3 – Ángel di María (ARG/Paris Saint-Germain) – 9
4 – Islam Slimani (ALG/Monaco) – 8
Jadon Sancho (ING/Borussia Dortmund) – 8
Riyad Mahrez (ALG/Manchester City) – 8
Roberto Firmino (BRA/Liverpool) – 8
Thomas Müller (ALE/Bayern de Munique) – 8
Thorgan Hazard (BEL/Borussia Dortmund) – 8
10 – Yoann Court (FRA/Brest) – 7


Mais de Cidadãos do Mundo

Astro de R$ 580 mi vira garoto-propaganda de eleição da namorada na escola
Lewa quebra recorde e lidera Chuteira de Ouro; Messi entra em perseguição
"Triste", Cavani tem chance depois de 70 dias em meio a calvário no PSG
Como carrasco do Palmeiras no Mundial castigou pai de goleador da Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.