Topo

Rafael Reis

Com longo jejum, ex-corintiano Zizao tem pior ano desde volta à China

Rafael Reis

03/11/2019 04h00

Xodó da torcida do Corinthians no começo da década, o meio-campista Chen Zhizhao está prestes a encerrar sua pior temporada desde que deixou o Brasil para retornar ao Oriente, cinco anos atrás.

A três rodadas do fim do Campeonato Chinês, Zizao, como ficou conhecido por aqui, ainda não conseguiu balançar as redes e participou ativamente de apenas dois dos gols marcados pelo Guangzhou R&F em 2019.

Crédito: Getty Images

Essa é a pior marca do camisa 32 desde que ele voltou ao seu país-natal. Entre 2014 e 2018, ele sempre anotou pelo menos um golzinho por ano e sempre foi responsável direto (com finalizações ou assistências) por pelo menos três bolas nas redes em cada uma das temporadas.

Seu ano mais produtivo foi justamente o primeiro depois de sua experiência no Brasil. Em 2014, quando era jogador do Beijing Guoan, Zizao marcou quatro vezes e deu duas assistências.

Na temporada passada, já pelo R&F, o chinês contribuiu com três gols e um passe para um dos seus companheiros movimentarem o placar.

Agora, Zizao vive um jejum de gols que já dura mais de um ano. A última vez que ele comemorou foi no dia 1º de agosto de 2018, contra o Beijing Renhe. Desde então, foi a campo 28 vezes, mas sempre passou em branco.

A seca coincide com um momento difícil para ele e também para o clube que defende desde 2016.

Aos 31 anos, o ex-corintiano passou praticamente toda esta temporada sentado no banco de reservas e só começou a receber mais oportunidades nos últimos meses –foi titular em três das quatro partidas mais recentes.

Já o R&F, que tradicionalmente fica na metade de cima da classificação e chegou a ser terceiro colocado do Chinês em 2014, passou o ano lutando contra o risco de rebaixamento e só agora conseguiu selar sua permanência na primeira divisão.

Zizao jogou no Corinthians entre 2012 e 2013. Mesmo tendo disputado apenas cinco partidas e não tendo feito nenhum gol, caiu nas graças do torcedor corintiano graças ao seu carisma particular e ao sorriso fácil que sempre saiu do seu rosto.

Apesar de já estar na reta final, o Chinês-2019 ainda não está decidido. Pelo contrário, três clubes ainda continuam na briga pelo título do campeonato nacional mais rico da Ásia na atualidade.

O Guangzhou Evergrande, vencedor de oito das últimas nove temporadas, lidera a disputa, com 63 pontos. O Shanghai SIPG, atual campeão, aparece na sequência, com 62. E o Beijing Guoan tem 61.

A competição já está paralisada devido aos compromissos das seleções na Data Fifa de novembro e terá sua próxima rodada disputada apenas a partir do dia 22. A temporada na China termina em 1º de dezembro.

ZIZAO PÓS-CORINTHIANS

2014 (Beijing Guoan): 24 jogos, 4 gols, 2 assistências
2015 (Beijing Guoan): 20 jogos, 1 gol, 3 assistências
2016 (Guangzhou R&F): 22 jogos, 1 gol, 2 assistências
2017 (Guangzhou R&F): 25 jogos, 1 gol, 3 assistências
2018 (Guangzhou R&F): 30 jogos, 3 gols, 1 assistência
2019 (Guangzhou R&F): 13 jogos, 0 gol, 2 assistências


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 promessas dos Mundiais sub-17 que "floparam" na carreira?
7 candidatos a craque para acompanhar de perto no Mundial sub-17
Lewa marca pelo 8º jogo consecutivo e encosta em líder da Chuteira de Ouro
Por onde andam 7 "figuras" do futebol mundial na década de 2000?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.