Topo

Rafael Reis

"Efeito Jesus" não pode fazer brasileiros buscarem estrangeiros medíocres

Rafael Reis

01/11/2019 04h20

Com o sucesso do português Jorge Jesus no comando do Flamengo e o bom trabalho do argentino Jorge Sampaoli à frente do Santos, não é preciso ser nenhum vidente para profetizar: o futebol brasileiro será invadido por treinadores estrangeiros no próximo ano.

Isso significa então que a bola jogada por aqui passará por um choque de modernidade em 2020, graças à chegada de inúmeros técnicos alinhados ao que de mais contemporâneo existe no futebol mundial e livres dos vícios de quem trabalha há muito tempo por aqui?

Crédito: Thiago Ribeiro/Agif

Queria eu ser tão otimista assim. Mas é sempre bom não subestimar a capacidade dos homens que comandam a maioria dos nossos clubes mais poderosos de estragar tudo… até mesmo as boas ideias.

O mais provável é que a primeira divisão do Brasileiro (e eventualmente até equipes da Série B ou da Série C) seja tomada por treinadores contratados devido a um único critério: terem nascido longe daqui.

Afinal, se está na moda ter um técnico gringo e essa ideia está dando resultado em dois dos melhores times do país, por que não copiá-la?

Seguir a tendência não é necessariamente um problema. Agora, optar por um caminho sem se atentar aos critérios que realmente fizeram com que Flamengo e Santos tivessem um salto de qualidade em 2019 é algo como se jogar no escuro.

Jesus e Sampaoli não estão se destacando no Brasil por serem estrangeiros, mas sim porque possuem níveis de trabalho e conhecimento tático bastante superiores aos técnicos já estabelecidos no mercado nacional.

Contratar um gringo apenas para se se adequar ao que o mercado, os torcedores e os jornalistas estão pedindo é uma fria danada que tende a levar ao desembarque de vários treinador medíocres  no país e que só trará resultados se for agraciado por um golpe de sorte –bem de vez em quando, as pessoas acertam mesmo "sem querer".

Apesar de a média de treinadores estabelecidos nos grandes centros da Europa e também na Argentina ser superior à brasileira, não dá para dizer que um técnico é bom apenas por ser estrangeiro ou que é ruim somente porque nasceu aqui.

É muito mais negócio apostar em um Tiago Nunes, campeão da Copa do Brasil pelo Athletico-PR e principal nome da nova safra de técnicos nacionais, que se arriscar a contratar um português/espanhol qualquer, que nunca fez nada de produtivo na carreira e é adepto da mesma filosofia essencialmente resultadista que impera no país.

Se for para trazer um treinador gringo, que tende a ter mais dificuldade de adaptação e uma barreira linguística para superar, ele precisa ser alguém diferente, um nome superior àqueles que estão à disposição no mercado interno.

Vale lembrar que mesmos comandantes que tinham carreiras de sucesso em seus países, como o argentino Edgardo Bauza (São Paulo) e o colombiano Reinaldo Rueda (Flamengo), não conseguiram brilhar por aqui. Outras invenções, como o alemão Lothar Matthäus (Athletico-PR), tampouco deixaram saudades.

Por isso, se alguém te falar algo como "está na hora do nosso time ter um técnico estrangeiro", pergunte qual é o treinador gringo que ele tanto deseja. Afinal, estrangeiro ou gingo não são nomes de ninguém.


Mais Opinião

– Sucesso de Jorge Jesus prepara terreno para técnico estrangeiro na seleção
– Aprenda, Neymar: não existe "carregar time nas costas" no futebol moderno
– De Zidane a trio desgastado: 5 explicações para a crise do Real Madrid
– Goleador no Brasil, Gabigol está pronto para retornar à Europa?

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.