Topo

Rafael Reis

Neymar ainda é o rei do drible na Europa; top 10 tem "desconhecidos"

Rafael Reis

24/10/2019 04h00

Neymar está longe de viver o melhor começo de temporada de sua carreira. Com problemas físicos, suspensões a atritos com o Paris Saint-Germain, ele só disputou cinco das 14 partidas já realizadas pelo clube francês 2019/2020.

Mas, mesmo nesse momento de baixa, o brasileiro continua imbatível em um quesito. Ninguém no primeiro escalão do futebol europeu dribla mais que ele.

Crédito: Divulgação

É isso que aponta levantamento feito pelo "WhoScored?", site especializado nas estatísticas da modalidade que traz números de todos os jogadores inscritos na primeira divisão das cinco ligas nacionais mais importantes do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).

De acordo com a plataforma, Neymar tem média de 4,8 dribles executados por partida nesta temporada, 0,2 a mais que o marfinense Wilfried Zaha, do Crystal Palace. Campeão mundial com a seleção francesa, Nabil Fekir, do Betis, ocupa a terceira posição, com 4,3 vitórias em duelos diretos contra marcadores.

A lista está cheia de jogadores pouco conhecidos, como o argelino Youcef Atal, do Nice, que ocupa a quarta posição (3,9 dribles a cada 90 minutos) e o sérvio Filip Kostic, do Eintrachr Frankfurt, oitavo (3,4).

A presença do camisa 10 no topo do ranking dos dribladores está longe de ser uma novidade.

Em sua primeira temporada pelo PSG (2017/2018), ele já havia sido o jogador da elite europeia que mais se utilizava dos dribles. Já no ano seguinte (2018/19), terminou na segunda posição dessa classificação.

Em relação à temporada passada, Neymar está driblando 10% a mais. O crescimento não é circunstancial. Em busca de recuperar a torcida da equipe francesa depois de tentar uma transferência para o Barcelona, o atacante tem adotado um comportamento mais individualista dentro de campo para "decidir sozinho".

Outras estatísticas comprovam essa mudança de mentalidade: seu números de finalizações aumentou consideravelmente nos últimos dois meses, e o de assistências desabou.

Na atual temporada, o brasileiro só disputou partidas do Campeonato Francês pelo PSG. Na Liga dos Campeões da Europa, ele ficou fora dos três compromissos: contra Brugge, ontem, Real Madrid e Galatasaray.

Atualmente, Neymar se recupera se recupera uma lesão muscular na perna esquerda sofrida no amistoso entre Brasil e Nigéria, há dez dias. A previsão do departamento médico do clube parisiense é que ele retorne aos gramados na primeira quinzena de novembro.

OS 10 MAIORES DRIBLADORES DA TEMPORADA EUROPEIA

1 – Neymar (BRA/Paris Saint-Germain) – 4,8 dribles por jogo
2 – Wilfried Zaha (CMF/Crystal Palace) – 4,6
3 – Nabil Fekir (FRA/Betis) – 4,3
4 – Youcef Atal (ALG/Nice) – 3,9
5 – Denis Suárez (ESP/Celta) – 3,7
6 – Kingsley Coman (FRA/Bayern de Munique) – 3,6
7 – Ángel di María (ARG/Paris Saint-Germain) – 3,5
8 – Filip Kostic (SER/Eintracht Frankfurt) – 3,4
9 – Achraf Hakimi (MAR/Borussia Dortmund) – 3,3
Nicolas Pépé (CMF/Arsenal) – 3,3
Seamus Coleman (IRL/Everton) – 3,3

Fonte: WhoScored?


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Fora de quase metade dos jogos do PSG, Neymar é desfalque 550% mais que CR7
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram no Arsenal?
7 brasileiros em baixa na Europa para seu time repatriar para 2020
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram no Chelsea?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.