Topo

Rafael Reis

Como a Red Bull manda no Alemão mesmo sem estar na liderança do campeonato

Rafael Reis

17/10/2019 04h00

O RB Leipzig ocupa a quarta colocação no Campeonato Alemão. Nas primeiras sete rodadas da competição, acumulou quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Com 14 pontos conquistados, está a dois do líder, Borussia Mönchengladbach.

Apesar de ainda não ter seu time oficial ocupando o posto mais alto da classificação, a Red Bull têm motivos de sobra para estar rindo à toa neste início de temporada do país tetracampeão mundial.

Crédito: Divulgação

Afinal, a empresa austríaca de energéticos tem todo o direito de bater no peito e dizer que, pelo menos nessas rodadas inaugurais da Bundesliga 2019/2020, é ela quem está ditando as regras do futebol germânico.

Os técnicos dos quatro primeiros colocados do Alemão possuem conexões íntimas com a companhia.

Marco Rose (Mönchengladbach), Oliver Glasner (Wolfsburg) e Nico Kovac (Bayern de Munique) começaram suas carreiras de treinador na academia que ela mantém na Áustria.

Líder do Alemão à frente do surpreendente Mönchengladbach, que fez 16 pontos em sete rodadas, Rose foi contratado pela companhia em 2013 para dirigir o time sub-13 do Red Bull Salzburg e foi subindo degraus dentro da empresa.

Em 2017, ganhou a Uefa Youth League, a versão sub-19 da Liga dos Campeões, e acabou promovido para o time adulto. Em duas temporadas, faturou dois títulos austríacos e levou a equipe até as semifinais da Liga Europa de 2018. No começo desta temporada, acabou se mudando para a Alemanha.

Já Glasner, que soma 15 pontos em seu ano de estreia no Wolfsburg, passou seis meses trabalhando como coordenador esportivo do Salzburg e mais duas temporadas como assistente-técnico da equipe principal. Só em 2014, mais maduro e com estilo de jogo bem desenvolvido, deixou o sistema Red Bull para alçar voos solos em times austríacos.

Kovac, atual campeão alemão pelo Bayern e que soma 14 pontos nesta temporada, entrou no mundo da companhia de energéticos ainda antes de deixar os gramados. O ex-meia jogou as últimas três temporadas de sua carreira pelo Salzburg.

Logo depois de pendurar as chuteiras, treinou times de base do clube austríaco. Entre 2011/2012, foi auxiliar-técnico do time adulto, de onde saiu para dirigir a seleção sub-21 da Croácia e dar início à sua carreira de treinador.

Único do quarteto que lidera a Bundesliga que não foi formado na Áustria, o alemão Julian Nagelsmann era o nome dos sonhos da Red Bull para comandar o Leipzig.

A prova disso é que a diretoria do clube o contratou ainda em junho de 2018, mas aceitou esperar que ele cumprisse o último ano inteiro do seu acordo com o Hoffenheim antes de assumir o novo cargo, o que aconteceu nesta temporada.

Além dos quatro técnicos mostrados acima, outros dois treinadores "made in Red Bull" estão trabalhando nesta edição do Alemão: o austríaco Adi Hütter, do Eintracht Frankfurt, nono colocado, e Achim Beierlorzer, do recém-promovido Colônia, 17º.


Mais de Cidadãos do Mundo

Mulher de Vardy e supostas traições explicam volta de Rooney à Inglaterra
Por onde andam 7 "professores" famosos do futebol mundial que sumiram?
Cristiano Ronaldo vai virar o maior artilheiro da história das seleções?
Dia das Crianças: 5 garotos que já estão brilhando no futebol mundial

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.