Topo

Rafael Reis

Soberana na Itália, Juve tem melhor aproveitamento da Europa; veja o top 10

Rafael Reis

09/10/2019 04h20

A Juventus ainda não realizou o sonho de conquistar pela terceira vez na história o título da Liga dos Campeões e encerrar um jejum de 23 anos sem levantar o troféu mais importante do futebol de clubes.

Mas, pelo menos neste início de temporada, não há time melhor na Europa que o liderado dentro de campo por Cristiano Ronaldo.

Crédito: Getty Images

A octacampeã italiana e novamente líder da Série A é a equipe de melhor aproveitamento de 2019/2020 dentre todas aquelas que disputam a primeira divisão de algum dos sete principais campeonatos nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e Portugal, de acordo com ranking da Uefa).

Com nove jogos oficiais disputados desde que voltou de férias, a Juve ainda está invicta nesta temporada. Foram sete vitórias e dois empates.

Apesar do pequeno número de partidas, o time dirigido por Maurizio Sarri já passou por algumas provas de fogo.

No Italiano, derrotou Napoli e Inter de Milão, provavelmente seus dois adversários mais fortes no cenário nacional. Na Champions, conseguiu um empate fora de casa com o Atlético de Madri no jogo em que chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas acabou cedendo o 2 a 2.

A última vez em que a Velha Senhora saiu de campo derrotada em um compromisso oficial foi no dia 26 de maio, quando encerrou sua participação na última edição do Italiano perdendo por 2 a 0 para a Sampdoria.

O aproveitamento de 85,2% dos pontos disputados deixa a Juve à frente de Paris Saint-Germain e Liverpool, outros times que têm sobrado neste começo de temporada.

O PSG, mesmo sem poder contar com Neymar em algumas partidas e com Kylian Mbappé e Edinson Cavani enfrentando problemas físicos, ganhou 83,3% dos pontos jogados e teve pelo menos um resultado épico: o 3 a 0 aplicado sobre o Real Madrid, na rodada inaugural da Champions.

O Liverpool, por outro lado, tem dado show no Campeonato Inglês. Só venceu nas primeiras oito rodadas e já abriu oito pontos de vantagem para o segundo colocado. Mas seu aproveitamento não é melhor que 82% porque andou tropeçando na Liga dos Campeões (perdeu por 2 a 0 para o Napoli) e levou as duas Supercopas que disputou para os pênaltis.

O top 10 das melhores campanhas de 2019/2020 na elite europeia tem ainda espaço para algumas surpresas.

O Famalicão, líder do Português, tem o quarto desempenho mais alto (79,2% de aproveitamento). Rostov, da Rússia, e os alemães Wolfsburg e Freiburg também aparecem no alto da classificação.

AS 10 MELHORES CAMPANHAS DA TEMPORADA EUROPEIA

1 – Juventus (ITA) – 85,2% de aproveitamento
2 – Paris Saint-Germain (FRA) – 83,3%
3 – Liverpool (ING) – 82%
4 – Famalicão (POR) – 79,2%
5 – Porto (POR) – 75%
6 – Rostov (RUS) – 74,4%
7 – Wolfsburg (ALE) – 73,4%
8 – Arsenal (ING) – 72,7%
9 – Manchester City (ING) – 72,2%
10 – Freiburg (ALE) – 70,8%


Mais de Clubes

Como agente de CR7 fez nanico das divisões de baixo virar líder em Portugal
Melhor da história do Brasileiro, campanha do Fla daria títulos na Europa?
Elencos da Champions valem R$ 71 bilhões; conheça os 10 times mais caros
Como time com 3 campeões mundiais virou candidato a rebaixamento no Japão

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.