Topo

Rafael Reis

De Zidane a trio desgastado: 5 explicações para a crise do Real Madrid

Rafael Reis

04/10/2019 04h20

Até um ano atrás, o Real Madrid era o então tricampeão consecutivo da Liga dos Campeões da Europa, a equipe mais temida pelos adversários e o clube a ser batido dentro do cenário do futebol mundial.

Hoje, os merengues ocupam a lanterna do Grupo A da Champions com um ponto conquistado em seis disputados, só venceram um dos últimos cinco compromissos pelo torneio continental e são capazes de empatar em casa com o modesto Brugge, da Bélgica.

Apesar de liderar o Campeonato Espanhol, o Real está em crise. Mas quais são os motivos para essa derrocada tão grande em um espaço tão curto de tempo?

O "Blog do Rafael Reis"" aponta abaixo cinco razões que ajudam a explicar o declínio vivido pela equipe dos brasileiros Casemiro, Marcelo, Éder Militão, Vinícius Júnior e Rodrygo e que também mostram o que o clube pode fazer para sair do buraco o mais rapidamente possível.

Crédito: Getty Images

VIÚVA DE CR7

Mais de um ano se passou desde a saída de Cristiano Ronaldo, mas o Real ainda continua em busca de um novo protagonista. Principal reforço da temporada, Eden Hazard chegou para ser esse cara, mas ainda não está rendendo como esperado. Karim Benzema e Gareth Bale também são capazes de decidir jogos, mas não com a mesma regularidade do agora camisa 7 da Juventus. O problema é que o Real continua sendo a equipe montada para jogar em função de CR7. Só que ele já não existe mais no elenco merengue.

TRIO DESGASTADO

O coração do jogo do Real, formado por Casemiro, Kroos e Modric, é o mesmo há quase quatro anos. Isso significa entrosamento, é claro, mas também leva a um desgaste natural da fórmula. Afinal, os principais clubes do planeta vêm estudando há tempos o funcionamento do trio madrilenho e conhecem de cor e salteado suas virtudes e defeitos. O técnico Zinédine Zidane sabe que precisa alterar seu meio-campo e à diretoria pediu reforços para o setor. Mas Paul Pogba e Christian Eriksen, seus principais desejos, não foram contratados e continuam na Inglaterra.

IDADE PESA

O tempo passa para todo mundo, mesmo para jogadores de alto nível técnico e acostumados a empilhar títulos de Liga dos Campeões. Cinco dos 11 titulares do Real nesta temporada já chegaram à casa dos 30 anos e entraram na fase descendente da carreira. Modric é o mais velho deles, com 34 anos. O capitão Sergio Ramos vem na sequência, com 33 anos. Idades mais altas naturalmente levam à diminuição de velocidade, perda de intensidade e maior propensão a lesões.

RESERVAS CRUS

Por mais paradoxal que seja, o Real que sofre com a idade elevada de vários dos seus titulares é o mesmo que sente falta de jogadores mais experimentados no banco de reservas. A maior parte das opções que Zidane tem para mexer na equipe é formada por atletas ainda no começo da carreira e que foram pouco testados até o momento. Fazem parte deste time os brasileiros Vinícius Júnior, Rodrygo e mesmo Militão, assim como o sérvio Luka Jovic e o uruguaio Federico Valverde.

ZIDANE, O INCENDIÁRIO

O relacionamento entre Zidane e o elenco do Real também está longe de ser dos melhores. Há pelo menos dois atletas que estão no elenco atual contra a vontade do treinador.  O francês sempre deixou claro que gostaria de ter negociado Bale na última janela de transferências e que não queria que James Rodríguez voltasse do empréstimo ao Bayern de Munique. Mas ele perdeu essas duas quedas de braço, e agora a relação entre o treinador e esses jogadores anda bastante estremecida.


Mais Opinião

– Goleador no Brasil, Gabigol está pronto para retornar à Europa?
– 4 motivos para Van Dijk ser eleito o melhor do mundo
– 4 motivos para Messi ser eleito o melhor do mundo
– 4 motivos para Cristiano Ronaldo ser eleito o melhor do mundo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.