Topo

Rafael Reis

Para reconquistar PSG, Neymar esquece companheiros e aciona "modo fominha"

Rafael Reis

03/10/2019 04h00

Para tentar reconquistar a torcida do Paris Saint-Germain depois da frustrada tentativa de se transferir para o Barcelona na última janela de transferências, Neymar decidiu assumir seu lado fominha nesta temporada.

Os números do "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, mostram que o brasileiro tem trocado o jogo coletivo neste início de campanha pelas tentativas de resolver tudo sozinho e, assim, ficar com os louros das vitórias.

Crédito: Divulgação

Pelo menos por enquanto, essa estratégia tem dado resultado. O atacante disputou quatro partidas do Campeonato Francês nesta temporada: perdeu uma (2 a 0 para o Reims) e venceu três (Strasbourg, Lyon e Bordeaux), todas por 1 a 0 e com gols marcados por ele próprio.

Em compensação, não deu sequer um passe até o momento para seus companheiros balançarem as redes, algo que foi corriqueiro no começo de sua passagem por Paris.

Na primeira temporada pelo PSG, Neymar marcou 28 gols e deu 16 assistências. Já na segunda, foram 23 tentos anotados por ele e 13 presentes aproveitados por outros jogadores da equipe. Agora, ele tem três gols, mas está zerado nos passes perfeitos.

Suas estatísticas de chutes a gol e toques que terminaram em finalizações de companheiros também acompanham essa tendência.

A frequência de arremates do astro brasileiro cresceu 70% neste início de temporada. Sua média de tentativas de finalização saltou de 3,2 por partida em 2018/2019 para 5,5 nos jogos que disputou desde o fim da novela de sua tentativa de sair do PSG.

Por outro lado, os passes para outros jogadores do time francês finalizarem despencaram de 3,5 a cada 90 minutos (média registrada e repetida nas duas temporadas anteriores) para os 2,5 atuais.

O Neymar mais fominha visto no último mês coincide com o período em que o PSG ficou sem seus outros dois homens de ataque (Edinson Cavani e Kylian Mbappé, que tiveram problemas físicos), mas está muito mais ligado à ânsia do atacante de recuperar a idolatria da torcida.

Depois de admitir publicamente que pretendia deixar a capital francesa para jogar no Barcelona, o brasileiro passou a ter de lidar com críticas pesadas, cartazes ofensivos e até vaias dos apoiadores parisienses.

O atacante chegou a dizer que está ciente de que "a partir de agora, será como jogar todo jogo fora de casa" devido à relação conflituosa que construiu com os torcedores do PSG.

Até o momento, Neymar só disputou jogos do Francês porque estava cumprindo suspensão na Liga dos Campeões por ter usado suas redes sociais para ofender a arbitragem após o confronto contra o Manchester United, ainda na temporada passada.

O camisa 10 ficou de fora dos dois primeiros compromissos do PSG nesta edição da Champions: vitórias sobre Real Madrid e Galatasaray. Agora que cumpriu a pena, deve estrear na competição contra o Brugge, na Bélgica, no dia 22 de outubro.

Já na Ligue 1, a equipe de Paris lidera com 18 pontos. Neste sábado (5), tem um confronto direto pelo primeiro lugar na classificação contra o Angers, que soma dois pontos a menos e divide a segunda posição com o Nantes.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Gabigol repete no Brasileirão 2019 marca rara de Messi e CR7 no auge
Ídolo no River, brasileiro defendeu a Argentina e foi demitido por nazista
"Novo Kaká" se decepcionou com fama e curte anonimato na segundona da China
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram no Manchester City?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.