Topo

Rafael Reis

Fenômeno do Salzburg usa chuteira até na sauna e quer ser novo Ibrahimovic

Rafael Reis

02/10/2019 04h00

"Não me pergunte por que, até porque não sei a explicação, mas já vi o Haaland entrando de chuteira na sauna. O que não falta a ele é personalidade. Acho que é isso que faz ele ser especial: é um cara autêntico".

As palavras do zagueiro brasileiro André Ramalho, seu companheiro no Red Bull Salzburg, mostram um pouco dos bastidores do garoto de 19 anos que foi a sensação da primeira rodada da Liga dos Campeões, virou o maior fenômeno deste início de temporada na Europa e é a grande ameaça ao Liverpool no confronto de hoje, válido pelo Grupo E da Champions.

Crédito: David Geieregger/Getty Images

O norueguês Erling Braunt Haland estreou na competição interclubes mais importante do planeta marcando três gols no 6 a 2 aplicado pela equipe austríaca sobre o Genk, há duas semanas. Nunca antes na história da competição algum jogador havia anotado um hat-trick já no primeiro tempo de uma partida.

Só que esse recorde é fichinha para quem já meteu 17 bolas nas redes em dez partidas oficiais em 2019/2020 e deixou boa parte do planeta boquiaberto ao fazer nove gols em um só jogo no último Mundial sub-20.

"Nas primeiras partidas, já deu para perceber que ele é diferente. É um moleque trabalhador, dedicado, que dá 100% nos treinos e que quer construir uma carreira grande. Ele está provando que merece mesmo voos mais altos", adiciona Ramalho.

Filho de um ex-jogador que atuou no futebol inglês e até defendeu o Manchester City no começo dos anos 2000, Haaland nasceu em Leeds, no Reino Unido, mas defende as seleções norueguesas desde o sub-15 e já estreou na equipe adulta.

Sua inspiração no futebol é Zlatan Ibrahimovic. E as comparações com o astro sueco não são pequenas: os dois vieram de países nórdicos e são centroavantes altos (1,95 m do ídolo e 1,94 m do fã), mas que não perderam mobilidade e técnica, fazem gols a rodo e esbanjam autoconfiança.

"Normalmente, a gente acha que o pessoal desses países é mais frio. Mas o Haaland não é assim. Ele é aberto, brincalhão, um cara de fácil contato. E, como disse antes, é cheio de personalidade até na hora de se vestir, já que gosta de um estilo de roupa mais largadona", conta o brasileiro.

Crédito: Divulgação

Revelado no Bryne, um time da segunda divisão norueguesa, o centroavante que está conquistando a Europa estreou como profissional com apenas 19 anos e ainda jogou no Molde, onde trabalhou com Ole Gunnar Solksjaer, hoje técnico do Manchester United, antes de se mudar para a Áustria.

Apesar de ser a casa de Haaland há apenas oito meses, o Salzburg sabe que não terá o jogador por muito tempo. United e Barcelona já estão de olho no garoto, que está avaliado em 12 milhões de euros (R$ 54,4 milhões) pelo Transfermarkt, site especializado no Mercado da Bola internacional, mas certamente será negociado por muito mais.

"É muito difícil manter jogadores assim, e sabemos que ele vai ter várias propostas na mesa. Mas, enquanto estiver aqui, certamente vai nos ajudar. Sabemos as dificuldades da Champions, mas temos ambição e acreditamos que dá para passar de fase", completa Ramalho.

Ao contrário do Salzburg, o Liverpool ainda busca sua primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões. A equipe dos brasileiros Alisson, Fabinho e Roberto Firmino foi surpreendida na rodada de abertura e perdeu por 2 a 0 para o Napoli, na Itália.


Mais de Cidadãos do Mundo

Além de Jorge Jesus: 7 técnicos portugueses que você precisa conhecer
Veterano aos 20, "Messi norueguês" supera desconfiança e brilha como craque
Traição, língua afiada e nudes: por que agente de astro do PSG é um furacão
7 estrangeiros que já podem assinar com times brasileiros para 2020

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.