Topo

Rafael Reis

Por onde andam 5 brasileiros que jogaram no Liverpool?

Rafael Reis

19/09/2019 04h20

É difícil contar a história dos principais clubes da Europa sem citar jogadores brasileiros. Afinal, os representantes do futebol pentacampeão mundial vêm há décadas desempenhando papel de destaque no Velho Continente.

Muitos deles foram protagonistas, os caras que brilharam nos momentos mais importantes. Mas também existiram aqueles que tiveram função de coadjuvante e até mesmo aqueles que se tornaram grandes decepções.

Desde agosto, o "Blog do Rafael Reis" está contando essa história.

Semanalmente, mostramos brasileiros de todos os tipos e qualidades que passaram pelos clubes mais poderosos da Europa e também identificaremos o que eles andam fazendo da vida atualmente.

Nesta semana, vamos abordar cinco jogadores tupiniquins que vestiram em algum momento da carreira a camisa do Liverpool. Na próxima quinta, será a vez do Manchester City, campeão das duas últimas temporadas do Campeonato Inglês.

LUCAS LEIVA
Meia
32 anos

Crédito: Clint Hughes/Getty Images

Um dos maiores símbolos do Liverpool neste século, o volante revelado pelo Grêmio passou dez temporadas em Anfield, a maior parte delas como titular, e disputou 346 partidas oficiais pelo clube. Em 2017, já sem tantas oportunidades assim no time, resolveu mudar de ares e se transferiu para a Itália. Apesar de estar fora da seleção brasileira já há algum tempo, continua sendo figura importante da Lazio, tradicional equipe da capital italiana que disputa a Liga Europa nesta temporada.

DONI
Ex-goleiro
38 anos

Crédito: Matthew Lewis/Getty Images

Reserva da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, o ex-goleiro teve passagem curta pelo Liverpool. Doni ficou na Inglaterra durante apenas uma temporada. Em 2012, precisou deixar o clube e abreviar sua carreira devido a problemas cardíacos – chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória em exames realizados pelos Reds. Doni hoje vive em Ribeirão Preto, no interior paulista, onde administra uma série de negócios, entre eles um complexo esportivo para atletas amadores.

FÁBIO AURÉLIO
Ex-lateral esquerdo
39 anos

Crédito: Petrut Calinescu/Getty Images

Primeiro brasileiro a jogar pelo Liverpool, o ex-lateral do São Paulo chegou à Inglaterra em 2006 e teve sua trajetória por lá bastante prejudicada pelos problemas físicos. Mesmo assim, Fábio Aurélio disputou 134 partidas com a camisa vermelha entre 2006 e 2012, quando voltou ao Brasil para defender o Grêmio e, posteriormente, encerrar a carreira. Hoje, ele mora em São Carlos (SP), cidade onde nasceu e cuida do patrimônio construído graças ao futebol.

PHILIPPE COUTINHO
Meia
27 anos

Crédito: Phil Noble/Reuters

Entre 2013 e o começo de 2018, o brasileiro foi um dos protagonistas do Liverpool. Foi no clube inglês que Coutinho deixou de ser uma promessa que havia decepcionado na Inter de Milão para se transformar em um dos meio-campistas mais desejados do futebol mundial. O sucesso nos Reds o levou para o Barcelona, na transferência mais cara da história das janelas de janeiro. No entanto, Coutinho não conseguiu repetir seu brilho na Catalunha e acabou emprestado nesta temporada para o Bayern de Munique.

DIEGO CAVALIERI
Goleiro
36 anos

Crédito: AFP

Cria do Palmeiras, foi contratado pelo Liverpool em 2008 e passou apenas duas temporadas na Inglaterra. Deu azar ao chegar aos Reds em um momento em que o clube tinha um titular absoluto para sua posição, o espanhol Pepe Reina (hoje no Milan). Em busca de mais oportunidades de jogo, foi embora para a Itália em 2010 e assinou com o Cesena. Agora na reta final da carreira, Cavalieri é reserva de Gatito Fernández no Botafogo.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Que clube brasileiro mais revelou jogadores para edição da Champions?
Brasil perde espaço na Champions, mas ainda emplaca 65 jogadores
David Luiz mal chegou ao Arsenal, mas já virou alvo número 1 das críticas
Longe da seleção, Paulinho vira "camisa 10" e artilheiro na China

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.