Topo

Rafael Reis

Que clube brasileiro mais revelou jogadores para edição da Champions?

Rafael Reis

17/09/2019 04h00

Os torcedores dos grandes clubes brasileiros que assistirem aos jogos da Liga dos Campeões da Europa a partir de hoje certamente ficarão com o coração tomado pelas saudades.

Os santistas certamente adorariam ver Rodrygo e Neymar lado a lado no ataque da equipe comandada por Jorge Sampaoli. Os flamenguistas imaginam o estrago que Vinícius Júnior faria nos adversários se estivesse no time que lidera o Campeonato Brasileiro. E o Internacional gostaria demais de ter a segurança de Alisson na final da Copa do Brasil.

Crédito: Divulgação

Mas, dentre todos os times representantes do futebol pentacampeão mundial, qual será aquele que mais formou jogadores para a principal e mais badalada competição interclubes do planeta?

Se considerarmos como atleta revelado por um clube aquele que se profissionalizou por lá ou que deixou aquele time direto para o exterior, então temos um empate triplo na primeira colocação.

Athletico Paranaense, Santos e São Paulo têm sete de suas crias espalhadas pelos clubes que brigam pelo posto de melhor da Europa nesta temporada.

Os paranaenses contam com Renan Lodi (Atlético de Madri), Fernandinho (Manchester City), Alex Sandro (Juventus), Neto (Barcelona), Marcos Antônio (Shakhtar Donetsk), Guilherme (Lokomotiv Moscou) e Marcão (Galatasaray).

Casemiro e Éder Militão (Real Madrid), Lucas Moura (Tottenham), Ederson (Manchester City), Marquinhos Cipriano (Shakhtar), David Neres (Ajax) e Luiz Araújo (Lille) são os jogadores "made in Cotia" que levam o nome do São Paulo à elite europeia.

Já o Santos emplacou nesta edição da Champions Neymar (PSG), Rodrygo (Real Madrid), Alan Patrick e Júnior Moraes (Shakhtar), Marcelo (Lyon), Thiago Maia (Lille) e Emerson Palmieri (Chelsea).

No total, 32 clubes brasileiros formaram jogadores para o torneio europeu. A relação inclui times pouco expressivos mesmo no cenário nacional, como o Ivinhema (MS), primeira casa do lateral esquerdo Ismaily (Shakhtar), e o União Mogi, de onde saiu o zagueiro Felipe (Atlético de Madri).

Pelo menos quatro jogadores que possuem passaporte brasileiro (ainda que com dupla cidadania) jamais atuaram nas categorias de base de um time daqui, como Oliver Batista Meier (Bayern de Munique), ou se mandaram para a Europa ainda no começo da adolescência, casos de Rodrigo (Valencia) e Thiago (Bayern), que passaram por escolinhas do Flamengo.

A decisão da Champions 2019/2020 está marcada para o dia 30 de maio do próximo ano e será disputada no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, principal cidade da Turquia.

CLUBES BRASILEIROS QUE MAIS REVELARAM PARA A CHAMPIONS 2019/20

1º – Athletico – 7 jogadores
Santos – 7 jogadores
São Paulo – 7 jogadores
4º – Corinthians – 5 jogadores
5º – Grêmio – 4 jogadores
6º – Coritiba – 3 jogadores
Fluminense – 3 jogfadores
Vasco – 3 jogadores
9º – Flamengo – 2 jogadores
Goiás – 2 jogadores
Internacional – 2 jogadores
Palmeiras – 2 jogadores
Red Bull Brasil – 2 jogadores


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Brasil perde espaço na Champions, mas ainda emplaca 65 jogadores
David Luiz mal chegou ao Arsenal, mas já virou alvo número 1 das críticas
Longe da seleção, Paulinho vira "camisa 10" e artilheiro na China
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram no Atlético de Madri?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.