Topo

Rafael Reis

Brasil perde espaço na Champions, mas ainda emplaca 65 jogadores

Rafael Reis

16/09/2019 04h00

A fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa começa amanhã (17) com um fato raro. O confronto entre Inter de Milão e Slavia Praga, pelo Grupo F, um dos dois jogos agendados para as 12h55 (de Brasília) que servirão como abertura oficial da competição, não terá a presença de nenhum jogador brasileiro.

Os italianos e os tchecos estão entre os cinco times participantes da edição 2019/2020 da Champions que não inscreveram nenhum representante do futebol pentacampeão mundial na disputa.

Crédito: Mark Ralston/AFP

As outras 27 equipes que iniciam nesta semana a etapa mais badalada do principal torneio interclubes do planeta contam com atletas brasileiros. Mas não tantos quanto em um passado recente.

Nesta temporada, a competição continental conta com a presença de 65 jogadores tupiniquins, marca inferior às registradas nos últimos dois anos. Na última edição da Champions, 70 brasileiros disputaram a fase de grupos. Em 2017/2018, foram 67.

Todos esses números são relativos apenas aos atletas que têm a cidadania brasileira como principal no mundo do futebol e estão legalmente aptos a jogar pela seleção de Tite.

Aqueles que nasceram no Brasil, mas hoje defendem outros países, como os ucranianos Marlos e Júnior Moraes (Shakhtar Donetsk) e os italianos Emerson Palmieri e Jorginho (Chelsea) não entram na conta. Nesta edição, são nove jogadores nessa situação.

Como acontece já há algum tempo, o clube mais brasileiro da Champions é o Shakhtar, que inscreveu nove jogadores que podem vestir a camisa amarelinha, além dos dois naturalizados citados acima.

Esse número poderia ser até maior, mas o décimo brasileiro do elenco do clube ucraniano, o volante Maycon, ex-Corinthians, está em recuperação de cirurgia no joelho esquerdo e não foi inscrito na fase de grupos.

A novidade desta temporada é a presença de um técnico do Brasil na Liga dos Campeões: o ex-lateral esquerdo Sylvinho, que trabalhou com Tite no Corinthians e na seleção. O Lyon, time que ele dirige, estreia nesta terça contra o Zenit, na França.

O Liverpool é o atual campeão europeu e terá Napoli, Red Bull Salzburg e Genk como adversários na fase de grupos. Já o Real Madrid, maior vencedor da história competição, com 13 títulos, enfrenta Brugge, Galatasaray e Paris Saint-Germain.

A decisão da Champions 2019/2020 está marcada para o dia 30 de maio do próximo ano e será disputada no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, principal cidade da Turquia.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

David Luiz mal chegou ao Arsenal, mas já virou alvo número 1 das críticas
Longe da seleção, Paulinho vira "camisa 10" e artilheiro na China
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram no Atlético de Madri?
5 brasileiros no exterior que já podem assinar com seu time para 2020

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.