Topo

Rafael Reis

Só o Brasil não congela campeonato durante Data Fifa: verdade ou lenda?

Rafael Reis

07/09/2019 04h00

O Flamengo vai defender a liderança no Campeonato Brasileiro hoje (7), contra o Avaí, em Brasília, desfalcado de Bruno Henrique e Giorgian de Arrascaeta, que estarão a serviço das seleções brasileira e uruguaia, respectivamente.

Já o Santos, segundo colocado na competição nacional, joga no domingo, contra o Athletico-PR, em casa, sem Jorge (Brasil), Yeferson Soteldo (Venezuela), Derlis González (Paraguai) e Christian Cueva (Peru), todos também convocados para as equipes de seus países de origem.

Crédito: Thiago Ribeiro/Agif

A situação está longe de ser novidade. Na verdade, ela é das mais recorrentes. A cada Data Fifa, os clubes mais poderosos do futebol brasileiro cedem jogadores para as seleções e precisam encarar jogos decisivos desfalcados de alguns dos seus principais talentos.

Isso acontece porque o Campeonato Brasileiro, assim como os Estaduais e a Copa do Brasil, normalmente não entra em recesso nessas semanas que são internacionalmente dedicadas a confrontos das seleções.

Mas será que essa é uma exclusividade do calendário brasileiro ou algo que também acontece em outros cantos do planeta?

Bem, o Brasil não é o único país que mantém suas atividades normais durante as datas reservas para as seleções. Mas é quase como se fosse…

Na Europa, todas as ligas minimamente relevantes congelam seus calendários quando chegam as Datas Fifa. A Espanha ainda mantém os jogos de sua segunda divisão. Em Inglaterra, Itália, Alemanha e França, nem isso ocorre.

A situação não é muito diferente nos outros continentes. O Campeonato Chinês vai ficar sem partidas durante quase um mês (parou em 15 de agosto e só volta em 13 de setembro). O Japonês também ganhou folga neste fim de semana.

Já nas Américas, México e Argentina reservaram para esse período apenas jogos de suas copas nacionais e também das divisões inferiores (que, afinal, raramente contam com atletas convocados para as seleções).

No entanto, há sim países que adotam o "modelo brasileiro". A Major League Soccer, o primeiro escalão do futebol nos Estados Unidos, não está nem aí para a Data Fifa e programou cinco partidas para este fim de semana. Já o Campeonato Colombiano tem rodada completa entre este sábado e segunda-feira.

Mas eles, assim como Brasil, são exceções.

Por aqui, o problema foi agravado neste mês porque, além da seleção principal, há também dois amistosos da equipe sub-23, que se prepara para o Pré-Olímpico dos Jogos de Tóquio-2020.

O calendário da CBF para 2019 só deu folga aos clubes no período de realização da Copa América (14 de junho a 7 de julho), que foi jogada no Brasil e ocupou estádios que normalmente servem à Série A.

Em abril, em seu discurso de posse como presidente da entidade, Rogério Caboclo prometeu que esse problema não voltará a se repetir no próximo ano e que não haverá mais jogos de campeonatos nacionais quando a seleção brasileira for a campo.


Mais de Cidadãos do Mundo

Time espanhol defende Terra Plana, questiona ciência e chama Nasa de fraude
Os 10 reforços mais caros desta temporada no Campeonato Espanhol
Dez anos depois, decepção do Corinthians encara "seca" e Série B argentina
Casa de Al Capone e ofensas: agente de Balotelli também é rei das polêmicas

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.