Topo

Rafael Reis

Neymar e mais 5 jogadores brasileiros com futuro indefinido na Europa

Rafael Reis

26/08/2019 04h00

A janela de transferências para as principais ligas nacionais da Europa termina na próxima segunda-feira, 2 de setembro.

Mas, apesar de faltar apenas uma semana para o encerramento do período de contratação de jogadores para a temporada 2019/20 na Espanha, Itália, França e Alemanha, ainda há muitos nomes conhecidos que ainda não sabem o que farão da vida nos próximos meses.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo seis atletas brasileiros que estão nessa situação: eles só têm mais uma semana para encerrarem suas novelas e definirem que camisa irão vestir nesta temporada.

NEYMAR
Atacante
27 anos
Paris Saint-Germain (FRA)

Crédito: Rahel Patrasso/Reuters

A mais longa e famosa das novelas da atual janela de transferências. Há meses, o craque brasileiro afirma que não pretende defender o PSG nesta temporada. Mas, até o momento, Barcelona, Real Madrid e Juventus, os clubes interessados em contratá-lo, não ofereceram nada capaz de seduzir o PSG a negociar seu principal jogador. Nos últimos dias, surgiram rumores de que Neymar pode voltar atrás na decisão de ir embora e permanecer em Paris por mais algum tempo. Mas a questão não está definida. A prova disso que é o atacante continua sem ir a campo pela equipe da capital francesa.

RAFINHA
Meia-atacante
26 anos
Barcelona (ESP)

Crédito: Josep Lago/AFP

Criado nas categorias de base do clube catalão, o filho de Mazinho nunca conseguiu se transformar em um jogador importante para a equipe de cima até pelos inúmeros problemas físicos que minaram seu desempenho. Rafinha já foi emprestado para Celta de Vigo e Inter de Milão. Agora, com apenas mais um ano de contrato, não sabe se ficará no Barcelona, será cedido de novo ou negociado em definitivo. O meia chegou a ser sondado por Valencia, Betis, Fiorentina e Atalanta, mas as conversas não avançaram. O rumor mais recente é que ele pode se mandar para o Fenerbahce.

GUILHERME ARANA
Lateral esquerdo
22 anos
Sevilla (ESP)

Crédito: Getty Images

O lateral se destacou bastante com a camisa do Corinthians e foi para o Sevilla cheio de expectativas de que poderia construir uma trajetória de sucesso na Europa. No entanto, foi parar no banco de reservas e está sem disputar uma partida oficial desde fevereiro. Fora dos planos do técnico Julen Lopetegui, Arana deve acertar com uma nova equipe nesta semana. Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", seu destino mais provável é o SPAL, da primeira divisão italiana.

LUIZ GUSTAVO
Volante
32 anos
Olympique de Marselha (FRA)

Crédito: Boris Horvat/AFP

Integrante da seleção brasileira na Copa do Mundo-2014, o veterano já não é mais convocado desde 2016. Mesmo assim, continua sendo uma peça importante do Olympique de Marselha. Isso não significa, no entanto, que ele continuará na França nesta temporada. De acordo com diferentes veículos da imprensa turca, Luiz Gustavo está na lista de compras do Fenerbahce, que pretende oferecer 7 milhões de euros (R$ 30,3 milhões) pelo jogador. Por enquanto, o OM bate o pé e diz que só aceita negociá-lo por 10 milhões de euros (R$ 43,3 milhões).

LUCAS SILVA
Volante
26 anos
Real Madrid (ESP)

Crédito: Javier Soriano/AFP

Depois de dois anos e meio emprestado ao Cruzeiro, o volante retornou ao Real Madrid nesta temporada. No entanto, a possibilidade de ser aproveitado pelo técnico Zinédine Zidane é praticamente nula. Como já tem idade elevada para defender o Castilla, a tendência é que Lucas Silva seja negociado com outra equipe. Como só tem mais um ano de contrato com o Real, mesmo um empréstimo já representaria um ponto final da sua trajetória pouco expressiva pelo gigante espanhol.

BERNARDO
Lateral esquerdo
23 anos
Brighton (ING)

Crédito: Andrew Boyers/Reuters

Filho do ex-volante Bernardo, que defendeu São Paulo, Corinthians e Bayern de Munique, o lateral não teve muito destaque no futebol brasileiro e se transferiu para a Europa quando ainda tinha 20 anos. Após duas temporadas em equipes da Red Bull (uma no Salzburg e outra no Leipzig), chegou ao campeonato nacional mais badalado do planeta no ano passado. Mas, o brasileiro pode trocar a reserva do Brighton por mais minutos em campo no Werder Bremen, equipe alemã com quem negocia uma possível transferência há pelo menos um mês.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Artilheiro no Japão, ex-Ponte tem mais gols que Villa e rejeita seleção
Como ex-auxiliar de Tite transformou o Lyon em sensação da Europa
7 brasileiros conhecidos espalhados por torneios de 2ª divisão no exterior
Com mais gols que Mbappé, Gabigol é o maior artilheiro sub-23 do planeta

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.