Topo

Rafael Reis

7 revelações para serem acompanhadas de perto na temporada europeia

Rafael Reis

23/08/2019 04h00

A temporada 2019/20 do futebol europeu acabou de começar e trouxe com ela inúmeras novidades que o torcedor mais interessado precisa acompanhar de perto ao longo dos próximos meses.

Não, não estamos falando de atletas consagrados que mudaram de time e estão em uma nova fase de suas carreiras. Nosso foco são os garotos com potencial para explodir e serem reconhecidos como craques em um futuro próximo.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete meninos de até 21 anos que merecem sua atenção ao longo desta temporada. Afinal, é bem provável que eles deem muito o que falar daqui para a frente.

JOÃO FÉLIX
Atacante
19 anos
Português
Atlético de Madri (ESP)

Crédito: Divulgação

É o garoto da moda do futebol europeu. Depois de apenas um ano atuando entre os profissionais do Benfica, protagonizou a maior transação do planeta nesta janela de transferências. Contratado por 126 milhões de euros (R$ 545,8 milhões) pelo Atlético de Madri, recebeu a camisa 7 de Antoine Griezmann e a missão de substituir o francês como protagonista da equipe. Ainda na pré-temporada, não decepcionou e encantou os torcedores colchoneros. Na estreia no Campeonato Espanhol, fez uma jogada de gênio e descolou um pênalti, que acabou desperdiçado por um dos seus companheiros de clube.

RODRYGO
Atacante
18 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Crédito: Kevin Jairaj-USA TODAY Sports

É a maior novidade brasileira na Europa nesta temporada. Contratado pelo Real Madrid ainda no ano passado, passou mais 12 meses amadurecendo no Santos antes de desembarcar na Espanha. Apesar da pré-temporada dos pesadelos feita pela equipe do técnico Zinédine Zidane, o atacante deixou boa impressão nos amistosos preparatórios. No entanto, deu azar ao sofrer uma lesão muscular antes da primeira rodada no Campeonato Espanhol, o que irá atrasar sua estreia pela equipe principal do Real –a tendência é que dispute algumas partidas pelo Castilla antes de ganhar suas primeiras oportunidades no time de cima.

MASON MOUNT
Meia
20 anos
Inglês
Chelsea (ING)

Crédito: Getty Images

Proibido de contratar nesta temporada, o Chelsea terá de apostar nos jovens de suas categorias de base nesta edição do Campeonato Inglês. E Mount é o garoto que tem largado na frente nessa corrida. Conhecido do técnico Frank Lampard por ter sido dirigido por ele no Derby County, clube ao qual foi emprestado em 2018/19, o criativo meio-campista foi titular em duas das três primeiras apresentações da equipe londrina na pré-temporada e até anotou um gol no empate por 1 a 1 com o Leicester, no último fim de semana.

LEE KANG-IN
Meia-atacante
18 anos
Sul-coreano
Valencia (ESP)

Crédito: Getty Images

Revelado em um reality show da TV sul-coreana quando ainda era criança, foi vice-campeão e eleito o melhor jogador do último Mundial sub-20, disputado entre maio e junho. Credenciado pelas boas atuações pela seleção, o habilidoso meia-atacante até foi namorado por equipes de outros países, mas optou por permanecer no Valencia. Ainda reserva, o garoto deve pelo menos receber mais oportunidades do que na temporada passada, quando atuou apenas 11 vezes pela equipe principal.

SANDRO TONALI
Volante
19 anos
Italiano
Brescia (ITA)

Crédito: Getty Images

Tratado na Itália como o novo Andrea Pirlo, com quem tem uma semelhança física incrível, o volante foi um dos destaques das duas últimas edições da Série B do Calcio. Agora, como o Brescia subiu para a primeira divisão, Tonali terá a oportunidade de atuar contra adversários do primeiro escalão. Mesmo muito jovem e sem experiência na elite, o agora companheiro de Mario Balotelli já foi convocado para a seleção principal da Itália –ficou no banco no amistoso contra os Estados Unidos, em novembro.

CARLES PÉREZ
Atacante
21 anos
Espanhol
Barcelona (ESP)

Crédito: Divulgação

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais difícil ver um garoto formado em La Masia ganhar espaço na equipe adulta do Barcelona. Por isso, Carles Pérez tem despertado bastante atenção na Catalunha. Atacante de lado de campo e velocista por natureza, ele foi bem na pré-temporada e participou dos minutos finais da estreia da equipe no Campeonato Espanhol. Com a saída de Philippe Coutinho e a lesão sofrida por Dembélé, deve receber valiosas chances para se firmar ao longo do ano, principalmente se Neymar não for contratado.

TAKEFUSA KUBO
Meia-atacante
18 anos
Japonês
Mallorca (ESP)

Crédito: Miguel Schincariol/AFP

O japonês passou boa parte da sua trajetória nas categorias de base treinando no Barcelona. Por isso, causou estranheza quando foi anunciado como reforço do Real Madrid, nesta janela de transferências. Uma das maiores promessas do futebol asiático, Kubo é muitas vezes comparado a Lionel Messi e acabou cedido ao Mallorca para ter mais minutos em campo no Campeonato Espanhol e retornar ao Real na próxima temporada bem mais experiente e pronto para ser aproveitado entre os adultos.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 figuraças do futebol mundial na década de 1990?
À espera de Neymar, janela chega a R$ 29,2 bi; veja os reforços mais caros
A história do jogador fascista que virou ídolo na Itália e na Inglaterra
Os 10 atacantes mais caros da história do futebol

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.