Topo

Rafael Reis

Com mais gols que Mbappé, Gabigol é o maior artilheiro sub-23 do planeta

Rafael Reis

20/08/2019 04h00

Artilheiro do Campeonato Brasileiro com 11 gols em 15 rodadas, Gabriel Barbosa faz por merecer o apelido de Gabigol que recebeu quando ainda estava nas categorias de base do Santos.

Apesar de uma passagem desastrosa pela Europa e de ainda não ter se firmado na seleção brasileira, o camisa 9 do Flamengo é nada menos que o maior artilheiro sub-23 do planeta na atualidade.

Crédito: André Melo Andrade/AM Press & Images/Estadão Conteúdo

Ao longo de sete temporadas como profissional, o atacante de 22 anos soma 111 gols na carreira: 83 pelo Santos, 24 pelo Flamengo, dois pela seleção, um pela Inter de Milão e outro pelo Benfica.

O número não leva em consideração amistosos disputados por clubes nem jogos de seleções de base – Gabigol também marcou em um jogo de pré-temporada pelo Santos e nas equipes sub-15, sub-17, sub-20 e sub-23 do Brasil.

"Fico feliz com os gols, isso tem ajudado a equipe a vencer os jogos, que é o mais importante. Os números estão aí, e fico honrado. Procuro evoluir a cada jogo, sempre com a ajuda dos meus companheiros, e as coisas estão acontecendo", disse o atacante, no sábado, após marcar duas vezes na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco.

Nenhum jogador de até 23 anos que atua na primeira divisão de 20 dos principais campeonatos nacionais do planeta (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Portugal, Rússia, Ucrânia, Holanda, Bélgica, Turquia, Áustria, Brasil, Argentina, México, EUA, Japão, China, Qatar e Emirados Árabes) balançou tanto as redes quando o artilheiro do Fla.

Quem mais se aproxima da marca de Gabriel é o francês Moussa Dembélé. O centroavante do Lyon já meteu 104 bolas nas redes ao longo da carreira, três delas só nos dois primeiros compromissos oficiais desta temporada.

Mas a maior ameaça à liderança de Gabigol é mesmo Kylian Mbappé. Apesar de ter só 20 anos e de ter estreado como profissional apenas em 2016, o camisa 7 do Paris Saint-Germain já é o terceiro da lista.

Campeão mundial pela seleção francesa e segundo jogador mais caro da história do futebol, Mbappé já acumula 102 gols como profissional e tem tudo para ocupar a artilharia sub-23 do planeta por alguns anos.

O top 10 dos maiores goleadores com "idade olímpica" ainda conta com mais um brasileiro. Gabriel Jesus, do Manchester City e titular da seleção nos últimos anos, ocupa a quarta colocação, com 91 bolas nas redes.

A lista é dominada por atletas que atuam na Europa. Gabigol e o hondurenho Alberth Elis, que defende o Houston Dynamo, da Major League Soccer, a elite do futebol nos Estados Unidos, são os únicos "intrusos".

MAIORES ARTILHEIROS SUB-23 DO PLANETA

1 – Gabriel Barbosa (BRA, 22, Flamengo) – 111 gols
2 – Moussa Dembélé (FRA, 23, Lyon) – 104
3 – Kylian Mbappé (FRA, 20, Paris Saint-Germain) – 102
4 – Gabriel Jesus (BRA, 22, Manchester City) – 91
5 – Timo Werner (ALE, 23, RB Leipzig) – 86
6 – André Silva (POR, 23, Milan) – 84
7 – Dele Alli (ING, 23, Tottenham) – 80
8 – Bertrand Traoré (BUR, 23, Lyon) – 73
9 – Alberth Elis (HON, 23, Houston Dynamo) – 63
10 – Maxi Gómez (URU, 23, Valencia) – 62


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Após período de seca, Brasil exporta técnico e cartolas para a Europa
7 brasileiros para acompanhar de perto na nova temporada europeia
Nova temporada da Champions já soma 116 gols, só 3 de brasileiros
Por que a China "descarta" tantos jogadores, como Henrique Dourado?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.