Topo

Rafael Reis

Casa de Al Capone e ofensas: agente de Balotelli também é rei das polêmicas

Rafael Reis

11/08/2019 04h00

Ao longo da carreira, Mario Balotelli já aprontou um pouco de tudo. O italiano envolveu-se em inúmeras confusões dentro de campo, lançou dardos contra garotos da categoria de base, foi acusado de tentar colocar fogo na própria casa, brigou com seguranças de boate e saiu pelas ruas vestido de Papai Noel e distribuindo dinheiro para mendigos.

Mas, pelo menos em termos de polêmica, o empresário do atacante que virou o sonho do Flamengo para a reta final da Libertadores e sequência do Brasileiro não fica muito atrás.

Crédito: Getty Images

Balotelli faz parte da carteira de clientes de Mino Raiola, um dos maiores agentes do planeta, que cuida também das carreiras de Zlatan Ibrahimovic, Paul Pogba, Marco Verratti, Matthijs de Ligt e Gianluigi Donnarumma.

O empresário italiano é um trator na hora de negociar o futuro dos seus jogadores e também as polpudas comissões a que tem direito a cada transferência ou renovação de contrato por ele intermediada.

Dono de uma língua afiada, não costuma economizar no veneno na hora de criticar aqueles que não se curvam aos seus desejos. Já chamou Pep Guardiola de "pessoa de merda", acusou dirigentes do Milan de serem mentirosos e se indispôs publicamente com Alex Ferguson, ex-treinador que marcou época no Manchester United.

Se Raiola é um transtorno para dirigentes e treinadores, o mesmo não pode se dizer dos jogadores que ele representa. Para seus clientes, o agente é não só um profissional, mas também um amigo.

Pogba e Ibrahimovic são dois exemplos de atletas que tratam o empresário praticamente como integrante de suas famílias.

Ex-estudante de direito, jogador de futebol de pouco brilho e funcionário da pizzaria de sua família, Raiola começou a se envolver com o mercado de transferências no começo da década de 1990.

Ao contrário da maior parte dos empresários da bola, que normalmente vestem ternos com cortes finos e exalam elegância, o italiano não é muito chegado a formalidades e demonstrações de classe.

Baixinho, barrigudo e excêntrico na hora de se vestir, Raiola chama a atenção por onde passa. "Achei que era uma brincadeira. Parecia que ele tinha saído de "Os Sopranos" [série exibida entre 1999 e 2007, que retratava a vida de mafiosos nos EUA], com calças de caubói, camiseta Nike e uma pança enorme", descreveu Ibrahimovic, em sua autobiografia, "Eu, Zlatan".

As excentricidades do empresário não param por aí. Em 2016, o agente aproveitou a comissão recebida pela venda de Pogba ao Manchester United para comprar a mansão onde Al Capone, famoso gângster norte-americano, viveu os últimos anos de sua vida.

A casa em Miami custou 8 milhões de euros (R$ 34,6 milhões), pouco perto da fortuna que ele acumulou vendendo jogadores. Só para levar De Ligt à Juventus, seu último grande negócio, ele faturou pelo menos 12 milhões de euros (quase R$ 52 milhões).

Poliglota, Raiola fala oito línguas. Uma delas, o português. Entre 2009 e 2017, ele foi dono de um time no Brasil, o Maga Esporte Clube, que disputava as divisões inferiores do Campeonato Catarinense e servia para que ele registrasse seus atletas brasileiros.

Agora, pode ver um dos seus principais clientes desembarcar por aqui. Balotelli está livre no Mercado da Bola desde o fim do seu contrato com o Olympique de Marselha, no começo de julho.

O atacante italiano, que está em negociações com o Flamengo, tem 28 anos e já defendeu Inter de Milão, Milan, Manchester City, Liverpool e Nice. Pela seleção, ele foi vice-campeão da Eurocopa-2012 e disputou a Copa-2014.


Mais de Cidadãos do Mundo

Os 10 meio-campistas mais caros da história do futebol
Os 10 reforços mais caros desta temporada no Campeonato Inglês
Os 10 reforços mais caros desta temporada no Campeonato Francês
Por onde andam 7 ídolos históricos do Borussia Dortmund?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.