Topo

Rafael Reis

O contrato acabou: 7 estrelas do futebol mundial que estão desempregadas

Rafael Reis

02/07/2019 04h00

O clube europeu que pretende contratar um medalhão para a próxima temporada não precisa necessariamente gastar horrores na negociação com algum outro time para conseguir a liberação do jogador desejado.

Desde a última segunda-feira, data da abertura oficial do ciclo 2019/20 no futebol europeu, vários atletas importantes no cenário internacional estão sem contrato. Na prática, isso significa que eles estão desempregados e em busca de uma nova equipe para defender.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete dessas estrelas que estão livrinhas no mercado para quem quiser pegar.

GIANLUIGI BUFFON
Goleiro
41 anos
Italiano

Crédito: Divulgação

A tentativa do veterano goleiro de se dar bem no Paris Saint-Germain falhou feio. Um ano depois de desembarcar na França, o italiano está desempregado. Apesar da idade elevada, Buffon não pensa em se aposentar neste momento. Até por isso, seu nome tem sido bastante citado nas especulações desta janela de transferências. Porto, Atalanta e até o Fluminense já foram apresentados como possíveis destinos do arqueiro. Um retorno à Juventus, mas agora para ficar como opção de banco, também é uma hipótese cogitada.

ARJEN ROBBEN
Atacante
35 anos
Holandês

Crédito: Kai Pfaffenbach/Reuters

Um dos jogadores mais habilidosos deste século, o atacante holandês está sem clube depois de passar dez anos vestindo a camisa do Bayern de Munique. Robben já sabia há tempos que não teria seu contrato renovado com a equipe alemã. Mesmo assim, não demonstrou pressa em resolver seu futuro. Segundo o italiano "Calciomercato", o jogador interessa à Lazio. No entanto, seu destino mais provável é retornar à Holanda para encerrar a carreira no PSV Eindhoven ou mesmo no Groningen, clube que o revelou.

DANIELE DE ROSSI
Volante
35 anos
Italiano

Crédito: Silva Lore/Getty Images

A decisão do capitão da Roma de deixar o único time que defendeu durante toda sua carreira foi surpreendente. Apesar de ter disputado só 23 partidas na última temporada, De Rossi ainda era um símbolo do clube da capital italiana. Livre no mercado, o volante chegou a ser especulado até como possível reforço do Boca Juniors, mas não deve sair do país. De acordo com diferentes veículos da imprensa italiana, o jogador está próximo de um acerto com a Fiorentina.

FRANCK RIBÉRY
Meia-atacante
36 anos
Francês

Crédito: Andreas Gebert/Reuters

O francês formou com Robben o eixo de desequilíbrio de partidas para o Bayern de Munique nas últimas décadas. Mas, assim como companheiro holandês, não resistiu à política de renovação do elenco dos alemães para a próxima temporada. Ribéry, que permaneceu durante 12 anos no clube, não tem aparecido em tantas especulações assim. Ele apenas disse que ainda não pensa em se aposentar e que acredita ter gás para atuar por mais uma ou duas temporadas em times competitivos.

DANIEL STURRIDGE
Atacante
29 anos
Inglês

Crédito: Julian Finney/Getty Images

Reserva de Roberto Firmino, Sadio Mané e Mohamed Salah nos últimos anos, o atacante perdeu espaço no Liverpool e, por isso, foi liberado pelo clube inglês para procurar um novo destino para dar sequência à sua trajetória como profissional. O jogador que já passou por Chelsea e Manchester City não deve ter dificuldades para encontrar emprego. O Fenerbache já manifestou interesse em Sturridge, e times menores da Inglaterra também gostariam de contar com seu futebol.

MARIO BALOTELLI
Atacante
28 anos
Italiano

Crédito: Reuters

O polêmico atacante viveu três anos de relativa paz no futebol francês. Foram duas temporadas e meia jogando no Nice e os últimos seis meses defendendo o Olympique de Marselha. Mesmo assim, Balotelli deve buscar novos ares na próxima temporada. O atacante nunca escondeu de ninguém que gostaria de retornar ao futebol italiano. Mas, como os principais clubes do país têm as portas fechadas para ele, a possibilidade mais real é defender o Parma, como afirma o jornal "Gazzetta di Parma".

GARY CAHILL
Zagueiro
33 anos
Inglês

Crédito: Getty Images

O zagueiro chegou até a ser capitão do Chelsea nos últimos anos, mas perdeu espaço durante a passagem de Maurizio Sarri no clube e acabou não tendo seu contrato renovado –apesar da saída do treinador italiano para a Juventus. Após sete anos nos Blues, Cahill está disponível no mercado e deve acertar em breve com alguma outra equipe da primeira divisão inglesa. Até mesmo o Arsenal, um dos arquirrivais do Chelsea, vem sendo apontado como candidato a contratá-lo.


Mais de Cidadãos do Mundo

De Xavi a Van Persie: 5 jogadores que se aposentaram nesta temporada
Como "novela Neymar" bagunçou o futuro de Griezmann
Como garoto com só 44 partidas vai virar o 4º jogador mais caro da história
Por que Dybala quase nunca joga pela seleção argentina?

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.