Topo

Rafael Reis

De Xavi a Van Persie: 5 jogadores que se aposentaram nesta temporada

Rafael Reis

30/06/2019 04h00

A temporada 2018/19 foi de despedidas. Alguns dos jogadores que marcaram o futebol internacional nos últimos anos decidiram colocar um ponto final em suas carreiras nos últimos meses.

Alguns deles continuarão no cotidiano da modalidade e até já arranjaram novos empregos nos clubes que marcaram suas trajetórias. Mas outros vão mesmo dar um tempo e reconstruir a vida longe da bola.

"Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores importantes que anunciaram a aposentadoria nesta temporada e que vão deixar saudades nos torcedores.

XAVI
Ex-meia
39 anos
Espanhol

Crédito: Denis Doyle/Getty Images

Um dos maiores nomes da história do futebol espanhol, o campeão mundial de 2010 que marcou época no meio-campo do Barcelona disputou sua última partida como profissional no dia 20 de maio. Depois de quatro temporadas atuando no Al-Sadd, do Qatar, Xavi decidiu pendurar as chuteiras após a eliminação do seu time na Liga dos Campeões da Ásia. Mas isso não significa que o espanhol ficará afastado do futebol. Ele continuará no Al-Sadd, mas agora como treinador. O ex-meia não esconde de ninguém que seu objetivo na nova carreira é dos mais ambiciosos: ser treinador do Barça.

PETR CECH
Ex-goleiro
37 anos
Tcheco

Crédito: John Sibley/Reuters

Quis o destino que a última partida do goleiro famoso por usar um capacete em campo fosse justamente contra o time que defendeu durante a maior parte de sua carreira (11 temporadas). Cech despediu-se do futebol profissional vestindo a camisa do Arsenal e sendo derrotado pelo Chelsea, na decisão da Liga Europa, no final do mês passado. Após a partida, ele voltou ao lado azul de Londres para assumir o cargo de assessor técnico e de desempenho do Chelsea.

ANDREA BARZAGLI
Ex-zagueiro
38 anos
Italiano

Crédito: Frank Augstein/AFP

Remanescente da seleção italiana que conquistou o tetracampeonato mundial há 13 anos, o zagueiro decidiu deixar os gramados depois de disputar apenas dez partidas pela Juventus nesta temporada. Mas Barzagli irá continuar no clube de Turim. Ele já foi recontratado para fazer parte da comissão técnica de Maurizio Sarri, o treinador ex-Chelsea e Napoli que terá a missão de comandar Cristiano Ronaldo e cia. em 2019/20.

JOHN O'SHEA
Ex-zagueiro
38 anos
Irlandês

Crédito: AFP

Apesar de ter ficado o último ano "escondido" na segunda divisão inglesa com o Reading, o polivalente defensor irlandês passou 12 temporadas no Manchester United. O'Shea possui cinco títulos da Premier League e um da Champions no currículo. O jogador também disputou duas edições da Eurocopa ao longo da carreira que foi oficialmente encerrada em maio.

ROBIN VAN PERSIE
Ex-atacante
35 anos
Holandês

Crédito: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Um dos grandes atacantes do futebol mundial nas duas últimas décadas, o holandês foi duas vezes artilheiro do Campeonato Inglês e brilhou com as camisas do Arsenal e do Manchester United. Com a carreira em baixa há algum tempo, voltou ao Feyenoord no começo da temporada para ter um ano de despedida no clube que o lançou para o futebol europeu. Apesar de ter marcado 18 gols em 31 partidas pelo time de Roterdã, Van Persie optou por seguir seu plano original e pendurar as chuteiras.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como "novela Neymar" bagunçou o futuro de Griezmann
Como garoto com só 44 partidas vai virar o 4º jogador mais caro da história
Por que Dybala quase nunca joga pela seleção argentina?
Por onde andam 7 ídolos históricos da Juventus?

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.