Topo

Rafael Reis

Como "novela Neymar" bagunçou o futuro de Griezmann

Rafael Reis

29/06/2019 04h00

A novela do possível retorno de Neymar ao Barcelona não diz respeito apenas ao atual camisa 10 do Paris Saint-Germain. Um outro craque do primeiro escalão do futebol mundial também aguarda apreensivamente o desfecho dessa história.

É que o destino de Antoine Griezmann de certa forma depende do que vai acontecer com o astro brasileiro nas próximas semanas.

Crédito: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Se Neymar não retornar à Catalunha, o atacante francês deve ser anunciado pelo Barcelona como a principal contratação do clube para a próxima temporada. Agora, se a negociação acontecer, o camisa 7 talvez tenha de buscar uma nova equipe para defender em 2019/20.

Griezmann anunciou no dia 14 de maio que não retornará ao Atlético de Madri depois das férias do verão europeu. Na prática, isso significa que algum clube iria pagar os 120 milhões de euros (R$ 520 milhões) da multa rescisória do seu contrato –valor válido a partir de 1º de julho.

Na época, a imprensa do mundo interpretou a atitude do jogador como uma prova de que o camisa 7 francês havia chegado a um acerto com o Barcelona, após anos e mais anos de namoro entre as duas partes.

Só que os rumores de que Neymar está prestes a trocar o PSG pelo Barça complicaram bastante essa equação.

Afinal, é pouco provável do ponto de vista econômico que o clube catalão contrate na mesma janela de transferências dois jogadores de preço tão elevado (os franceses querem 222 milhões de euros, ou R$ 961,7 milhões, pelo brasileiro, de acordo com o jornal "Le Parisien").

Além disso, Griezmann e Neymar disputariam a mesma posição, a de terceiro homem de um ataque que já tem Lionel Messi e Luis Suárez. Ou seja, a menos que Ernesto Valverde faça uma pesada adaptação tática, um dos dois teria de ser reserva.

Segundo a RMC (Rádio Monte Carlo), Messi já fez sua escolha e conversou com dirigentes do Barça admitindo que prefere ter o brasileiro ao francês como companheiro de time na próxima temporada.

Mas, se o suposto desejo do argentino for atendido, o que será do futuro de Griezmann?

A solução que mais tem sido citada pela imprensa europeia é que o PSG assuma a contratação do jogador. Os espanhóis "AS" e "Sport", além do francês "Le Parisien" são alguns dos veículos que já publicaram essa história.

Outra possibilidade mais remota é que algum time inglês aproveite a queda no valor da cláusula contratual do atacante para levá-lo à Premier League. Em anos anteriores, o Manchester United já tentou contratá-lo.

E sempre há a hipótese de Griezmann simplesmente voltar atrás em seu anúncio e se reapresentar normalmente na pré-temporada do Atlético como se nada houvesse acontecido, já que tem contrato até 2023.

O fato é que seu futuro está interligado ao de Neymar. E o que acontecer com um certamente afetará o destino do outro.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como garoto com só 44 partidas vai virar o 4º jogador mais caro da história
Por que Dybala quase nunca joga pela seleção argentina?
Por onde andam 7 ídolos históricos da Juventus?
A história do soldado nazista que se tornou ídolo do City e virou filme

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.