Topo

Rafael Reis

Quem é o fenômeno de 14 anos que fez 46 gols em 25 jogos no Alemão sub-17?

Rafael Reis

22/06/2019 04h00

A temporada 2018/19 foi de recorde no Campeonato Alemão sub-17. Com 46 gols em 25 partidas, o atacante Youssoufa Moukoko se tornou o maior artilheiro de uma única edição da competição para adolescentes.

A marca já é impressionante por si só e provoca inveja em centroavantes de todo o planeta. Mas fica ainda mais expressiva quando se descobre a data de nascimento do camisa 10 e capitão da equipe juvenil do Borussia Dortmund.

Crédito: Getty Images

Moukoko nasceu no dia 20 de novembro de 2004. Ou seja, tem apenas 14 anos. Mesmo assim, já gravou seu nome na história das categorias de base germânicas mesmo atuando contra adversários três anos mais velhos.

Com números dignos de fenômeno, o garoto já virou sensação no futebol europeu. De acordo com diferentes veículos de imprensa, Barcelona e Manchester United vêm tentando há meses contratá-lo.

A Nike também já agiu rápido e selou com um contrato com a estrela teen, que pode receber até 10 milhões de euros (R$ 43,3 milhões) da empresa de material esportivo dependendo dos objetivos alcançados.

Natural de Yaoundé, capital de Camarões, Moukoko migrou para a Alemanha ainda na infância e até já defendeu a seleção sub-16 dos tetracampeões mundiais –só não foi convocado ainda para a seleção sub-17 porque o técnico Michael Feichtenbeiner decidiu não ceder à pressão do público e da imprensa.

A estrela adolescente começou a carreira aos 10 anos, quando ingressou nas categorias de base do St. Pauli. Dois anos depois, já no Dortmund, marcou seus primeiros gols no Alemão sub-17 e foi parar na capa dos principais jornais do país.

Em 56 partidas pela equipe juvenil do clube aurinegro, Moukoko já soma 90 gols. Só na última temporada, foram seis hat-tricks (três gols em um jogo) e três pôquers (quatro gols em uma única partida).

Com 1,72 m e força física raramente vista em um garoto de tão pouca idade, o atacante do Dortmund vive sendo acusado de ser mais velho do que seus documentos atestam. No entanto, nada contra ele foi provado até hoje.

Bom demais para enfrentar adversários de 17 anos, Moukoko já foi promovido para a equipe sub-19 do Dortmund. Ou seja, na próxima temporada, terá de medir forças contra marcadores cinco anos mais velhos do que ele.

A estreia no time adulto, porém, terá de esperar mais um pouco. De acordo com o regulamento da Bundesliga, um jogador só pode jogar entre os profissionais depois do 16º aniversário (novembro de 2020, no caso da estrela teen).

A precocidade de Moukoko é um bom indicativo de que ele pode fazer sucesso no futebol, mas não garante que seu caminho será de glórias.

Na década passada, o norte-americano Freddy Adu disputou os Mundiais sub-17 e sub-20 quando tinha somente 13 anos e chegou a ser apontado como o Pelé do século 21.

Hoje, aos 30 e depois de fracassar em times do mundo todo (inclusive no Bahia), não consegue encontrar um clube para jogar nem nas divisões inferiores dos Estados Unidos e está desempregado há sete meses.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ídolos históricos do Arsenal?
5 jogadores que vão ficar desempregados no meio da Copa América
"Paitrocinado", filho de ditador jogou na Itália e participou da Champions
Nojo de homossexuais? Como polêmica marcou carreira de técnico do Paraguai

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.