Topo

Rafael Reis

Alisson supera Neymar e é o melhor brasileiro da temporada; veja o top 5

Rafael Reis

05/06/2019 04h20

Neste ano, dificilmente algum jogador brasileiro estará entre os três finalistas do "The Best", o prêmio concedido pela Fifa ao maior nome do futebol mundial na temporada e que será entregue no dia 23 de setembro, em Milão (Itália).

Mas isso não significa que os representantes do futebol pentacampeão mundial não tenham se destacado nos gramados internacionais nos últimos meses.

Independentemente do que aconteça na Copa América, esses foram os cinco melhores jogadores brasileiros da temporada 2018/19, de acordo com avaliação feita pelo "Blog do Rafael Reis".

1º – ALISSON

Crédito: Tolga Bozoglu/Efe

Nos últimos meses, nenhum brasileiro brilhou mais nos gramados europeus do que o titular da meta da seleção. Contratado da Roma no início da temporada, Alisson justificou todos os 62,5 milhões de euros (R$ 270 milhões) investidos pelo Liverpool para contar com seu futebol e não sofreu gols em mais da metade dos jogos que disputou (27 "clean sheets" em 51 partidas). Resultado: acabou escolhido como melhor goleiro do Campeonato Inglês, entrou na seleção da Liga dos Campeões feita pela Uefa e acumulou alguns milagres que permitiram aos Reds conquistar pela sexta vez o título da Champions.

2º – FABINHO

Crédito: Getty Images

Outra das novidades do Liverpool para esta temporada, o volante contratado do Monaco foi a solução encontrada por Jürgen Klopp para consertar o setor mais deficiente da equipe inglesa. Com Fabinho, os Reds melhoraram muito seu sistema defensivo e também progrediram na manutenção da posse de bola. Ou seja, o brasileiro foi a engrenagem que faltava na construção do time que se sagrou campeão europeu. A temporada de Fabinho só não foi perfeita porque Tite não o enxergou tão bem assim e acabou deixando-o de fora da convocação para a Copa América.

3º – LUCAS MOURA

Crédito: Matthew Childs/Action Images via Reuters

Reserva do Paris Saint-Germain até um ano e meio atrás, o brasileiro já pode falar que se transformou em um dos jogadores mais importantes da história do Tottenham. Afinal, foi graças aos seus três gols marcados contra o Ajax que o clube inglês chegou ao momento mais alto de sua existência, a final da Liga dos Campeões. Apesar de não ter sido titular durante toda a temporada, Lucas teve vários momentos bem positivos em 2018/19. Além da atuação de gala na Champions, anotou os primeiros hat-tricks da carreira e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês no mês de agosto. Mas, assim como Fabinho, não conseguiu descolar uma vaga na seleção brasileira.

4º – NEYMAR

Crédito: Divulgação

Em todos os sentidos, a temporada de Neymar foi horrorosa. Em 2018/19, o astro se machucou com gravidade mais uma vez, perdeu o protagonismo do Paris Saint-Germain para Kylian Mbappé, falhou na missão de levar o clube ao título inédito da Liga dos Campeões, foi suspenso por xingar a arbitragem pelas redes sociais, agrediu um torcedor e ainda foi acusado de estupro. Mas, mesmo em um ano para lá de ruim, Neymar ainda produziu mais em campo do que a maioria dos jogadores brasileiros. Foram 23 gols e 13 assistências em apenas 28 partidas disputadas. Por isso, merece estar nesse top 5.

5º – DAVID NERES

Crédito: Laurens Lindhout

O ex-jogador do São Paulo foi reserva do Ajax durante boa parte da primeira metade da temporada, mas decolou com o time depois da virada do ano e foi essencial para a equipe ser semifinalista da Liga dos Campeões e conquistar os títulos holandês e da Copa da Holanda. David Neres termina 2018/19 como jogador da seleção brasileira e um dos nomes mais comentados do Mercado da Bola. Não será nenhuma surpresa se ele pintar em um dos gigantes da Europa nesta janela de transferências.


Mais de Opinião

– Messi foi o melhor do mundo na temporada; conheça os 5 craques de 2018/19
– Liverpool é hexa porque amadureceu e deixou de ser só o time kamikaze
– Alguém ainda tem coragem de chamar Klopp e Pochettino de perdedores?
– 
Colocar Messi no mesmo patamar de Pelé já deixou de ser heresia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.