Topo

Rafael Reis

5 destaques da fase de grupos da Libertadores para seu time contratar

Rafael Reis

14/05/2019 04h00

A fase de grupos da Libertadores-2019 chegou ao fim na semana passada. Dezesseis clubes, seis deles brasileiros, continuam na briga pelo título continental desta temporada e por uma vaga no Mundial de Clubes.

Mas, além do esportivo, a fase de grupos do torneio tem um outro aspecto importante: ela é uma grande vitrine para que jogadores de todos os países do futebol sul-americano consigam exibir seus talentos e descolar transferências.

Como os clubes brasileiros são os poderosos economicamente da zona da Conmebol, é natural que alguns desses destaques acabem desembarcando por aqui.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta cinco nomes que brilharam neste início de Libertadores e que seriam ótimos reforços para os times do país pentacampeão mundial no segundo semestre.

BRAYAN ANGULO
Atacante
23 anos
Equatoriano
Emelec (EQU)

Crédito: Divulgação

Se o Emelec conseguiu passar para os mata-matas finais da Libertadores, boa parte da responsabilidade é daquele que é seu principal jogador. Depois que Angulo começou a balançar as redes, o clube equatoriano não perdeu mais na competição. Foram quatro gols na últimas três partidas (empate com Deportivo Lara e vitórias sobre Huracán e Cruzeiro), o suficiente para o time de Guayaquil ficar com o segundo lugar do Grupo B. No começo do ano, o atacante equatoriano chegou a flertar com o Santos. Agora, certamente a lista de interessados no seu futebol ficou bem maior.

PATRICIO RUBIO
Atacante
30 anos
Chileno
Universidad de Concepción (CHI)

Crédito: Divulgação

Apesar da campanha bem abaixo da crítica da Universidad de Concepción, lanterna do Grupo C, o atacante chileno não pode reclamar do seu desempenho na Libertadores-2019. Rubio marcou cinco gols na fase de grupos e é o responsável pela grande atuação individual da competição neste ano, os quatro gols anotados na estreia contra o Sporting Cristal. O centroavante já rodou bastante pelo futebol sul-americano, é experiente e cabe no orçamento mesmo de times menores da primeira divisão brasileira.

NICOLÁS DE LA CRUZ
Meia
21 anos
Uruguaio
River Plate (URU)

Crédito: Getty Images

Irmão do santista Carlos Sánchez, passou boa parte da Libertadores-2018 afastado devido a problemas físicos e assumiu o protagonismo do River Plate nesta temporada. Apesar de também atuar no meio-campo, De la Cruz é um jogador mais ágil que o irmão. Em compensação, não possui a mesma técnica de Sánchez. Como ainda não figura na lista de compras dos grandes clubes da Europa, ainda é um jogador que os times mais endinheirados do Brasil podem cogitar contratar.

IVÁN PIRIS
Lateral direito
30 anos
Paraguaio
Libertad (PAR)

Crédito: Reprodução

Velho conhecido do futebol brasileiro, defendeu o São Paulo entre 2011 e 2012. Piris também teve uma carreira das mais razoáveis na Europa, com passagens por Roma, Sporting e Udinese. Já trintão, virou um dos destaques do Libertad, que deixou o Grêmio para trás e foi o melhor time do Grupo H. O paraguaio é um tipo de lateral que os clubes brasileiros têm dificuldade de encontrar, já que é melhor na marcação do que nos apoios ao ataque.

SANTIAGO ARZAMENDIA
Lateral esquerdo
21 anos
Paraguaio
Cerro Porteño (PAR)

Crédito: Divulgação

O garoto já havia sido um dos destaques do Cerro Porteño na Libertadores de 2018. Neste ano, está repetindo a dose. Na fase de grupos, anotou um gol (contra o Nacional), deu uma assistência (diante do Atlético-MG) e ajudou o Cerro a ser o time não-brasileiro de melhor campanha até o momento na competição. Arzamendia já vem sendo observado há algum tempo por times daqui. Talvez tenha chegado o momento de uma proposta mais polpuda para contratá-lo.


Mais de Cidadãos do Mundo

Na mira de Real e United, inglês gera polêmica por apologia a terroristas
4 astros do futebol mundial que têm (ou já tiveram) affairs com brasileiras
Mesmo em pior temporada da década, CR7 entra no top 10 da Chuteira de Ouro
O craque que peitou Hitler, recusou seleção nazista e morreu 7 meses depois

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.