Topo

Rafael Reis

Quem é o recordista brasileiro de jogos em cada campeonato da Europa

Rafael Reis

12/05/2019 04h00

Não é de hoje que o Brasil exporta atletas para o futebol europeu. Lá na década de 1930, alguns jogadores daqui já se aventuravam do outro lado do Oceano Atlântico e tentavam a vida na Itália e em Portugal.

A maioria não finca raízes por lá. Depois de uma, duas ou três temporadas, acaba voltando para algum clube brasileiro e dá sequência à carreira por aqui mesmo. Mas sempre há as exceções.

Alguns brasileiros ficaram tampo tempo em um determinado país que acabaram entrando para a história daquele futebol. Viraram ídolos, lendas, patrimônios na Espanha, na Alemanha e na França, por exemplo.

O Blog do Rafael Reis mostra abaixo os brasileiros recordistas de jogos em sete dos principais campeonatos nacionais da Europa.

ESPANHOL – DANIEL ALVES

Crédito: Lluis Gene/AFP

O lateral direito deixou o Barcelona em 2016 e disputou uma temporada na Itália (Juventus) e duas na França (Paris Saint-Germain), mas ainda continua sendo o recordista brasileiro de jogos no Campeonato Espanhol. Em 14 anos atuando no país campeão mundial de 2010, Daniel Alves disputou 422 partidas da liga nacional, sendo 175 pelo Sevilla e 247 pelo Barça. O lateral também ganhou a competição seis vezes, todas pela equipe catalã.

ITALIANO – MAZZOLA

Crédito: Reprodução

No campeonato que foi durante muito tempo sinônimo da elite do futebol mundial, ninguém jogou mais que José Altafini. O Mazzola, como é mais conhecido por aqui, migrou para a Itália depois de ajudar a seleção a ser campeã mundial de 1958 e não voltou mais. Foram 455 partidas na primeira divisão do Calcio por Milan (204), Napoli (178) e Juventus (73). O atacante também se naturalizou italiano e participou da Copa de 1962.

INGLÊS – LUCAS LEIVA

Crédito: Nick Wilkinson/Efe

O volante é um dos maiores ídolos do Liverpool no século. Foram dez anos vestindo a camisa do hoje finalista da Liga dos Campeões da Europa. Entre 2007 e 2017, o agora jogador da Lazio disputou 247 partidas do Campeonato Inglês. A marca coloca Lucas Leiva na primeira colocação do ranking dos brasileiros que mais foram a campo na Premier League.

ALEMÃO – NALDO

Crédito: Ina Fassbender/AFP

O zagueiro, que defendeu a seleção na década passada, assinou com o Monaco em janeiro e deixou para trás uma história de 14 temporadas atuando na elite da Alemanha. Naldo é o brasileiro que mais jogou na Bundesliga em todos os tempos. Foram 358 atuações por Werder Bremen, Wolfsburg e Schalke 04, 22 a mais que Zé Roberto (ex-Palmeiras), o recordista anterior.

FRANCÊS – HILTON

Crédito: Pascal Guyot/AFP

O capitão do Montpellier está próximo de ultrapassar Mazzola e se tornar o brasileiro com mais jogos em uma liga nacional importante da Europa. Na França, Hilton já é recordista, com 452 partidas, 260 delas só pelo Montpellier, clube que defende desde 2011. Para alcançar a marca de Mazzola, restam apenas três jogos. Mesmo com 41 anos, o zagueiro tem tudo para bater esse recorde, já que renovou contrato no mês passado e está confirmado na próxima temporada.

PORTUGUÊS – ALAN

Crédito: Divulgação

O meia-atacante passou 16 anos atuando no futebol português, defendeu o Porto e fez história com a camisa do Braga, clube em que passou nove temporadas e disputou uma final de Liga Europa (2011). Alan pendurou as chuteiras em 2017, mas não sem antes de deixar um recorde para chamar de seu. Com 400 partidas, é ele o brasileiro que mais atuou na primeira divisão da terra de Cristiano Ronaldo.

HOLANDA – ERIC BOTTEGHIN

Crédito: Reprodução

No país do Ajax, semifinalista desta edição da Liga dos Campeões, o recorde está nas mãos de um jogador do Feyenoord. O zagueiro Eric Botteghin, que no Brasil defendeu o Barueri e o Internacional, soma 221 partidas na primeira divisão holandesa. A marca foi alcançada no mês passado. Até abril, quem liderava o ranking era o atacante Everton, que participou de 218 jogos pelo Heracles entre 2006 e 2013.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Com 13% de todos os gols, Brasil domina artilharia da Champions
Coutinho "apaga" reserva e vira o jogador mais usado do Barça na temporada
7 brasileiros veteranos no exterior para seu time repatriar no 2º semestre
Seleção dos sub-23 mais caros do mundo vale R$ 4 bi e tem só 1 brasileiro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.