Topo

Rafael Reis

Surpreendente, Torino tem defesa menos vazada da Europa; veja o top 10

Rafael Reis

08/05/2019 04h20

Ainda vivo na briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões, o Torino tem um grande trunfo para conseguir a classificação história nesta reta final da temporada.

A equipe dirigida pelo técnico Walter Mazzari (ex-Inter de Milão) possui a melhor defesa do primeiro escalão do futebol europeu em 2018/19, com apenas 32 gols sofridos.

Crédito: Divulgação

Dentre os times que disputam a primeira divisão das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), nenhum teve a defesa tão pouco vazada quanto o sétimo colocado do Calcio.

No Italiano, o Torino sofreu 30 gols em 35 jogos. Na Copa Itália, a outra competição que disputa neste ano, foram duas bolas em seus redes em 270 minutos de futebol, o equivalente a três partidas.

Em quase metade de suas apresentações na atual temporada, a equipe do uniforme grená passou ilesa pelos ataques dos adversários. Até o momento, já foram 16 "clean sheets" (jogos sem sofrer gols), ou seja, 45,8% do total de compromissos.

O melhor momento do sistema defensivo do Torino aconteceu entre o fim de janeiro e o começo de março. Na ocasião, o time chegou a emendar seis partidas (contra Inter, SPAL, Udinese, Napoli, Atalante e Chievo) sem ter sua meta vencida sequer uma única vez.

A retaguarda do rival de cidade da Juventus conta com alguns nomes já bastante rodados no cenário europeu. O goleiro Salvatore Sirigu, por exemplo, esteve seis anos no Paris Saint-Germain. O zagueiro camaronês Nicolas N'Koulou já passou por Lyon, Monaco e Olympique de Marselha. E o veterano Emiliano Moretti, de 37 anos, defendeu durante cinco temporadas o Valencia.

Na corrida pelo posto de melhor defesa da Europa, o Torino tem dois gols sofridos a menos que o Lille (34) e cinco de vantagem pra Getafe, Juventus e Nice (37). Evidentemente, a equipe só ocupa essa posição porque não disputa nenhum torneio continental na atual temporada e, consequentemente, joga menos do que alguns dos seus rivais.

A média de gols sofridos pelo Torino nesta temporada é de 0,84 por partida. A do Manchester City e a da Juventus giram em torno de 0,64 por jogo. A do Liverpool está na casa de 0,75 a cada apresentação.

O clube grená não disputa a principal competição interclubes da Europa desde 1977. Nesta temporada, ocupa a sétima colocação do Italiano, com 57 pontos, cinco a menos que a Atalanta, quarta e momentaneamente última classificada para a Champions. Restam ainda três rodadas para o encerramento da competição.

AS MELHORES DEFESAS DA EUROPA NA TEMPORADA:

1 – Torino (ITA) – 32 gols
2 – Lille (FRA) – 34
3 – Getafe (ESP) – 37
Juventus (ITA) – 37
Nice (FRA) – 37
6 – Liverpool (ING) – 38
Manchester City (ING) – 38
8 – Inter de Milão (ITA) – 39
9 – Atlético de Madri (ESP) – 41
10 – Angers (FRA) – 42


Mais de Clubes

– Conheça todos os campeões nacionais já definidos de 2019
– A um passo de final, Ajax tem o melhor ataque da Europa; veja o top 10
– Como Ajax montou time semifinalista da Champions gastando nem "meio Neymar"
– Por onde andam os times comunistas que faziam sucesso na Guerra Fria?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.