Topo

Rafael Reis

A um passo de final, Ajax tem o melhor ataque da Europa; veja o top 10

Rafael Reis

01/05/2019 04h20

Sensação do futebol europeu nesta temporada e a um empate da classificação para a decisão da Liga dos Campeões, o Ajax também o dono do melhor ataque do Velho Continente em 2018/19.

Com o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Tottenham, fora de casa, na terça-feira, no primeiro jogo da semifinal da Champions, a equipe de Amsterdã chegou à marca de 161 bolas nas redes nos últimos dez meses.

Os holandeses têm três gols a mais que o Manchester City, líder do Inglês e maior ameaça à soberania do seu ataque. O Paris Saint-Germain, de Neymar e Kylian Mbappé, conta com o terceiro setor ofensivo mais produtivo do continente, com 141 bolas nas redes.

Só no Campeonato Holandês, a equipe de Amsterdã já marcou 111 vezes. Houve ainda 33 gols na Champions, somando as fases preliminar, de grupos e os mata-matas finais, além de 17 movimentações de placar na copa nacional.

Crédito: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

O time dirigido por Erik ten Hag só passou em branco em quatro dos 54 jogos que disputou na temporada (contra Dínamo de Kiev, pelo torneio continental, e PSV Eindhoven, Heracles e AZ Alkmaar, na Eredivisie). Sua média de gols é de quase três gols por partida.

O artilheiro da equipe é o meia-atacante sérvio Dusan Tadic, autor de 34 gols. O marroquino Hakim Ziyech e o veterano centroavante Klaas-Jan Huntelaar dividem a segunda colocação, com 20 tentos. O brasileiro David Neres aparece na quinta colocação, com 12.

Três dos quatro times ainda vivos na briga pela Champions estão no top 10 dos ataques mais positivos da temporada. O Barcelona ocupa a quarta colocação, com 130 bolas nas redes. Já o Liverpool, seu adversário desta quarta-feira, é o décimo, com 104 gols.

O Tottenham, que marcou "apenas" 98 vezes até o momento em 2018/19, é a exceção.

O ranking conta com países de seis nacionalidades diferentes. O Ajax e o PSV Eindhoven são os holandeses da lista. Há também dois ingleses (City e Liverpool), um francês (PSG), dois espanhóis (Barcelona e Sevilla), dois portugueses (Porto e Benfica) e um alemão (Bayern de Munique).

Todos os dez melhores ataques de 2018/19 já ultrapassaram a barreira dos 100 gols na temporada, algo que até pouco tempo atrás era uma marca histórica que apenas raramente um ou outro time europeu conseguiu atingir.

OS MELHORES ATAQUES DA EUROPA NA TEMPORADA:
1 – Ajax (HOL) – 161 gols
2 – Manchester City (ING) – 158
3 – Paris Saint-Germain (FRA) – 141
4 – Barcelona (ESP) – 130
5 – Benfica (POR) – 128
6 – Porto (POR) – 116
7 – Bayern de Munique (ALE) – 115
8 – PSV Eindhoven (HOL) – 113
9 – Sevilla (ESP) – 110
10 – Liverpool (ING) – 104


Mais de Clubes

– Como Ajax montou time semifinalista da Champions gastando nem "meio Neymar"
– Por onde andam os times comunistas que faziam sucesso na Guerra Fria?
– Dortmund supera 80 mil de média de público; Barcelona cresce 16% em um ano
– Nada de Brasil ou Argentina, quem domina a Libertadores-2019 é o Paraguai

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.