Topo

Rafael Reis

Autismo, vômitos, hormônios: 5 histórias mal contadas sobre Messi

Rafael Reis

24/04/2019 04h00

Profissional desde 2004 e brilhando no primeiro escalão do futebol mundial há quase 15 anos, Lionel Messi é uma das figuras mais conhecidas do planeta neste século e já teve sua vida esmiuçada pelos mais variados livros, reportagens, programas de televisão e documentários.

Mas ainda há alguns episódios na trajetória do atacante de 31 anos, ganhador de quatro Ligas dos Campeões pelo Barcelona e de cinco prêmios de melhor jogador do mundo, que não foram totalmente compreendidos (ou aceitos) por seus fãs.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco histórias mal contadas ou que ainda geram curiosidade a respeito do astro argentino.

Crédito: Albert Gea/Reuters

AUTISMO
Você já deve ter ouvido falar que o camisa 10 do Barcelona possui uma forma branda de autismo e até que sua genialidade dentro dos gramados é reflexo de algumas características dessa condição. Bem, essa história ganhou repercussão em 2013, quando o escritor e jornalista brasileiro Roberto Amado publicou que Messi foi diagnosticado com Síndrome de Asperger quando tinha oito anos. Só que a família e todo mundo do entorno do jogador sempre tratou esse caso como fake news. Inclusive, o médico Diego Schwartzstein, que tratou do craque durante a infância e a adolescência, classificou, em entrevista ao UOL, o assunto como "bobagem".

VÔMITOS
Não foram uma, duas ou três vezes. Ao longo da carreira, Messi já foi flagrado passando mal em campo e até vomitando em várias oportunidades. Lá em 2014, seu pai afirmou que isso era decorrente do stress ao que o jogador era submetido nas partidas mais importantes. Quatro anos depois, o craque revelou que se submeteu a uma terapia educacional e que cortou vários itens do seu cardápio, como chocolate, alfajor e refrigerante, para sanar o problema.

HORMÔNIOS PARA CRESCER
Essa talvez seja a história mais conhecida da vida de Messi e também uma das que mais despertam curiosidades. Durante o final da infância e o começo da adolescência, o camisa 10 mais famoso da atualidade passou quatro anos tomando injeções diárias de hormônio de crescimento para conseguir adquirir um corpo compatível ao de um atleta profissional. O tratamento foi bancado pelo Barcelona e permitiu que Messi chegasse ao 1,70 m que ostenta em sua vida adulta.

CASOS DE FAMÍLIA
Apesar de já ter sido acusado de sonegação fiscal, Messi carrega dentro do mundo do futebol uma fama de bom moço. O mesmo, porém, não pode se dizer de pelo menos um dos seus três irmãos. Quatro anos mais velho que o mano famoso, Matías já foi condenado a prisão três vezes por porte ilegal de armas e também foi acusado de participar de um roubo, de tentativa de agressão e de ameaças físicas.

PROCESSO DA NIKE
Principal garoto-propaganda da Adidas há anos, Messi já foi processado pela Nike, principal concorrente da sua patrocinadora no mercado de material esportivos. A empresa norte-americana entrou com uma ação contra o jogador por considerar que ele já possuía um vínculo com a marca quando assinou com a Adidas, em 2006. Mas o camisa 10 ganhou a causa, já que a Justiça concluiu que ele tinha em mãos somente uma proposta de contrato feita pela Nike, o que não poderia ser classificado como acordo fechado.


Mais de Cidadãos do Mundo

Com show, Mbappé se aproxima de Messi e reabre briga por Chuteira de Ouro
7 sul-americanos com contrato no fim que já podem assinar com seu time
Por onde andam 7 ídolos históricos do Atlético de Madri?
Ex-Corinthians, Zizao "mora" no banco em nova temporada chinesa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.