Topo

Rafael Reis

Conheça o volante brasileiro que é o "rei das faltas" na Europa

Rafael Reis

17/04/2019 04h20

Os adversários do Desportivo Chaves, penúltimo colocado do Campeonato Português, já sabem que dificilmente ficam em pé quando cruzam o caminho com o volante Jefferson. Afinal, o jogador de 26 anos é o brasileiro mais faltoso desta temporada no futebol europeu.

O meio-campista, que passou pelas categorias de base da Ponte Preta, mas migrou para o Velho Continente ainda antes de se profissionalizar e passou por Santa Clara, Leixões e Hadjuk Split (Croácia), tem uma média de 3,4 faltas cometidas em cada um dos 15 jogos que disputou da Liga NOS em 2018/19.

Crédito: Divulgação

De acordo com o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas da bola, Jefferson bate muito mais do que qualquer outro brasileiro inscrito em uma das sete ligas nacionais mais importantes da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e Portugal).

Quem mais se aproxima dele é outro jogador do meio-campo, Éber Bessa, que também atua no futebol português (Vitória de Setúbal) e provoca 2,4 infrações por partida.

Mesmo entre atletas de outras nacionalidades, não é fácil encontrar alguém mais faltoso que Jefferson. O "rei da porrada" no Campeonato Italiano, Leonardo Pavoletti (Cagliari), tem média de 2,7 faltas por jogo. O do Espanhol, Cristhian Stuani (Girona), também.

Portugal, aliás, é o celeiro dos brasileiros que mais cometem faltas na Europa. Do top 10 dos representantes do futebol pentacampeão mundial que mais chegam juntos nos adversários na Europa, apenas dois não atuam na liga da terra de Cristiano Ronaldo.

Um deles é o volante Andrei Girotto, que já passou pelo Palmeiras e hoje veste a camisa do Nantes, na França. O outro é o meia Ismael Silva, pouco conhecido por aqui, que joga pelo Akhmat Grozny, da Rússia. Ambos têm a mesma média de faltas (2,1 por jogo) e dividem a sexta colocação no ranking.

O top 10 dos jogadores brasileiros mais faltosos da temporada não conta com um nenhum nome de grande destaque no primeiro escalão do futebol europeu e nem com passagem pela seleção principal.

OS 10 BRASILEIROS MAIS FALTOSOS DA TEMPORADA EUROPEIA:

1 – Jefferson (Desportivo Chaves) – 3,4 faltas por jogo
2 -Eber Bessa (Vitória de Setúbal) – 2,4
3 – Guilherme Schettine (Santa Clara) – 2,3
4 – Anderson Carvalho (Santa Clara) – 2,2
Derley (Aves) – 2,2
6 – Andrei Girotto (Nantes) – 2,1
Bebeto (Marítimo) – 2,1
Ismael Silva (Akhmat Grozny) – 2,1
Jonatan Lucca (Belenenses) – 2,1
Nenê (Moreirense) – 2,1
Neris (Boavista) – 2,1

Fonte: Whoscored?


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Na China, Fernandinho vira "Preto Velho" e admite torcida pelo Grêmio
5 brasileiros vivos nas competições europeias (e que talvez você não saiba)
Brasil passa vergonha na Chuteira de Ouro e não emplaca ninguém no top 25
Ex-Palmeiras venceu fome e xenofobia para virar parceiro de seleção de CR7

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.