Topo

Rafael Reis

Mais gols, menos pontos: Chuteira de Ouro tem dupla de "intrusos" no top 10

Rafael Reis

16/04/2019 04h20

Lionel Messi (Barcelona) provavelmente será o vencedor desta edição da Chuteira de Ouro. Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Fabio Quagliarella (Sampdoria), por enquanto, completam o pódio do troféu concedido ao maior goleador dos campeonatos nacionais da Europa na temporada.

Mas, dentre os dez primeiros colocados na artilharia do Velho Continente em 2018/19 há dois intrusos, jogadores que não atuam em nenhuma das cinco principais ligas nacionais europeias (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França) e que, por isso, marcam gols que valem menos pontos.

Crédito: Divulgação

O holandês Luuk de Jong (PSV Eindhoven) e o senegalês Mbaye Diagne (Galatasaray), respectivamente artilheiros do Campeonato Holandês e do Turco, dividem a oitava colocação da Chuteira de Ouro.

Cada um deles já anotou 26 gols nesta temporada. Se jogassem em uma liga de primeira grandeza, eles somariam 52 pontos e dividiriam a terceira colocação do prêmio. Como os gols marcados nos campeonatos que disputam têm peso menor (1,5, contra 2 do "top 5"), têm 39 pontos e estão na oitava posição.

De Jong é mais conhecido. O capitão do PSV já tem 28 anos e quase 20 jogos pela seleção holandesa. Ao longo da carreira, também atuou na Alemanha (Borussia Mönchengladbach) e na Inglaterra (Newcastle).

Um ano mais novo que De Jong, Diagne é bem menos famoso que o companheiro de top 10. Apesar de já ter sido vinculado à Juventus, jamais jogou pela poderosa equipe italiana. Sua trajetória no futebol foi construída em campeonatos menores, como o Húngaro, o Saudita e o Chinês.

Na atual temporada, defendeu até janeiro o Kasimpasa. Foi tão bem na Turquia que acabou negociado com o Galatasaray por 10 milhões de euros (quase R$ 44 milhões).

No último fim de semana, os dois primeiros colocados da corrida pela Chuteira de Ouro passaram em branco. Recuperando-se de uma pancada no nariz, Messi foi poupado do empate sem gols entre Barcelona e Huesca, no sábado. Já Mbappé não impediu o PSG de ser goleado por 5 a 1 pelo Lille, no domingo.

Faltando pouco mais de um mês para o encerramento da temporada, o camisa 10 do Barça soma 66 pontos e tem 12 pontos de vantagem para o jovem astro francês, segundo colocado na corrida pela Chuteira de Ouro. Na prática, a diferença entre eles é seis gols.

O argentino é o grande nome da história do prêmio e já levou cinco taças para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última edição, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

O Brasil não fatura a Chuteira de Ouro desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Vasco e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta edição, o brasileiro mais bem posicionado é Liliu, que atua no futebol estoniano e ocupa a 29ª posição, com 31 pontos. Neymar, do PSG, principal astro do país na atualidade, é o 54º, com 26 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 66 pontos (33 gols)
2º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 54 pontos (27 gols)
3º – Fabio Quagliarella (ITA, Sampdoria) – 44 pontos (22 gols)
4º – Krzysztof Piatek (POL, Milan) – 42 pontos (21 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 42 pontos (21 gols)
6º – Duván Zapata (COL, Atalanta) – 40 pontos (20 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 40 pontos (20 gols)
8 – Luuk de Jong (HOL, PSV Eindhoven) – 39 pontos (26 gols)
Mbaye Diagne (SEN, Galatasaray) – 39 pontos (26 gols)
10º – Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) – 38 pontos (19 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 38 pontos (19 gols)
Nicolas Pépé (CMF, Lille) – 38 pontos (19 gols)
Sergio Agüero (ARG, Manchester City) – 38 pontos (19 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Ex-Corinthians, Zizao "mora" no banco em nova temporada chinesa
Qual era o time de Hitler e de outros ditadores famosos?
Com gols, agressão e mais polêmicas, Balotelli renasce de novo na França
Reis da defesa: 5 técnicos famosos por serem retranqueiros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.