Topo

Rafael Reis

Com gols, agressão e mais polêmicas, Balotelli renasce de novo na França

Rafael Reis

12/04/2019 04h00

Para o bem e para o mal, Mario Balotelli está de volta.

O polêmico atacante italiano, que andava esquecido na primeira metade da temporada do Campeonato Francês, voltou a ser um dos protagonistas do futebol campeão mundial desde que trocou o Nice pelo Olympique de Marselha, na virada do ano.

Crédito: Reuters

Desde então, o ex-jogador de Inter de Milão, Manchester City, Milan e Liverpool, que não fez sequer um golzinho entre agosto e dezembro, já balançou as redes sete vezes. Nos últimos quatro meses, só dois jogadores da Ligue 1 (Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, com 14, e Moussa Dembélé, do Lyon, com oito) marcaram mais que ele.

Mas a "ressurreição" de Balotelli não é apenas a de um atacante talentoso que vivia uma fase negativa. Junto com os gols, voltaram à tona também os problemas disciplinares e comportamentos pitorescos que sempre marcaram sua carreira.

Nesta semana, o italiano correu o risco de pegar oito jogos de suspensão por uma cotovelada que quebrou o nariz do zagueiro brasileiro Pablo, do Bordeaux.

A agressão, ocorrida em partida realizada na sexta-feira da semana passada, foi ignorada pela arbitragem, mas acabou sendo analisada posteriormente pelo Comitê Disciplinar do Campeonato Francês, que penalizou o atacante com um cartão amarelo e um jogo de suspensão.

Além da confusão com Pablo, Balotelli já havia se metido, semanas atrás, em um outro episódio que justifica a fama de provocador e um tanto quanto maluco que ganhou ao longo da carreira.

Durante o clássico contra o Paris Saint-Germain no dia 17 de março, o camisa 9 do Olympique de Marselha não gostou de ser vaiado pela torcida adversária e se voltou à ela com o dedo apontado para a estrela presente no escudo do seu clube, referente à conquista da Liga dos Campeões – título que o OM possui, e o PSG, não.

De acordo com o jornalista Olivier Tallaron, do Canal +, o plano de Balotelli para provocar os atuais campeões franceses era ainda mais ousado. Segundo ele, o italiano estava usando por baixo do uniforme uma camisa com a foto do atacante inglês Marcus Rashford, do Manchester United, responsável pela eliminação do PSG na atual temporada da Champions League.

O atacante é um dos grandes "bad boys" do futebol mundial na atualidade. Revelado na Inter de Milão, ele já aprontou um pouco de tudo ao longo dos quase 13 anos em que atua como profissional: jogou dardos em meninos das categorias de base do Manchester City, incendiou o banheiro de sua própria casa, relacionou-se com garotas de programa e perdeu as contas de quantas vezes foi expulso.

O comportamento explosivo minou suas chances na seleção. O filho de imigrantes ganenses disputou apenas uma Copa do Mundo (2014) pela Itália e só disputou quatro jogos com a camisa da Azurra nos últimos cinco anos.

Apesar do bom momento (dentro de campo) vivido por Balotelli, o Olympique de Marselha está fora da zona de classificação para as competições continentais nesta temporada. A equipe ocupa a quinta colocação do Francês, com dois pontos a menos que o Saint-Étienne, quarto, que está indo para a Liga Europa.


Mais de Cidadãos do Mundo

Reis da defesa: 5 técnicos famosos por serem retranqueiros
Futebol moderno: atacantes lideram ranking de mais faltosos da temporada
Caras novas: as 7 principais revelações da temporada europeia
Por onde andam 7 ídolos históricos do Real Madrid?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.