Topo

Rafael Reis

5 brasileiros vivos nas competições europeias (e que talvez você não saiba)

Rafael Reis

09/04/2019 04h20

Trinta e três jogadores brasileiros continuam vivos na disputa pelos títulos das competições europeias nesta temporada. Vinte e cinco deles estão nas quartas de final da Liga dos Campeões, que começam nesta terça-feira. Outros oito querem vencer a Liga Europa e, com isso, garantir vaga na próxima Champions League.

Todo mundo sabe quem são boa parte desses brasileiros: Philippe Coutinho, Arthur, Malcom e Rafinha (Barcelona), Alex Sandro e Douglas Costa (Juventus), Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool)…

Mas há alguns que talvez surpreendam o leitor. Por estarem no banco de reservas, não terem uma história tão conhecida no futebol brasileiro ou jogarem na Europa há muito tempo, eles andam um pouco esquecidos pelo torcedor.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores brasileiros que ainda estão na briga por títulos europeus nesta temporada e talvez você não saiba.

OTÁVIO
Meia
24 anos
Porto (POR)
Liga dos Campeões

Crédito: Divulgação

Ex-jogador do Internacional, deixou cedo o Brasil e já está em sua quinta temporada no futebol português. Talvez por isso, já não seja mais tão lembrado por aqui. Na equipe do técnico Sérgio Conceição, costuma ser titular da faixa direita do meio-campo, ainda que às vezes jogue pela esquerda. Na atual edição da Champions League, já marcou duas vezes: contra Schalke 04 e Lokomotiv Moscou, ambas em partidas da fase de grupos.

FERNANDO
Atacante
26 anos
Porto (POR)
Liga dos Campeões

Crédito: Divulgação

Praticamente desconhecido por aqui, passou por São Caetano, Guarani e Rio Branco (SP) antes de se transferir para Portugal, em 2015. Depois de jogar em equipes de divisões menores na terra de Cristiano Ronaldo, destacou-se com a camisa do Santa Clara na primeira metade da temporada e ganhou a chance da vida ao ser contratado em janeiro pelo Porto. Apesar de reserva na maior parte dos jogos, já meteu dois gols com a camisa azul e branca.

FABIANO
Goleiro
31 anos
Porto (POR)
Liga dos Campeões

Crédito: Getty Images

Pouca gente lembra, mas o terceiro goleiro do Porto foi formado no São Paulo e até chegou a jogar pela equipe principal. Fabiano passou mesmo a maior parte da carreira no futebol europeu. Após defender o Olhanense em 2011, ele acabou contratado pelo Porto. Ao longo dos últimos sete anos (em dois deles, esteve emprestado ao Fenerbahce), disputou 73 partidas pelo clube português e conquistou dois títulos nacionais.

GABRIEL
Meia
25 anos
Benfica (POR)
Liga Europa

Crédito: Reprodução

Começou a carreira nas categorias de base do Vasco, mas foi negociado com a Juventus antes de completar 18 anos. Desde então, nunca mais retornou ao futebol brasileiro. Gabriel passou por vários times menores da Itália, mas conseguiu uma projeção maior durante as três temporadas em que defendeu o Leganés, da Espanha. Em agosto, foi contratado pelo Benfica. Atualmente, recupera-se de uma contusão no joelho esquerdo.

GABRIEL PAULISTA
Zagueiro
28 anos
Valencia (ESP)
Liga Europa

Crédito: Jaime Reina/AFP

Ex-jogador do Arsenal e com convocações para a seleção brasileira, o zagueiro está em sua segunda temporada pelo Valencia e é titular absoluto do time espanhol. Curiosamente, na campanha da Liga Europa, Gabriel Paulista só esteve em campo em 50% dos jogos, já que estava machucado nos confrontos contra o Celtic, no começo da fase de mata-matas –o Valencia só ingressou na Liga Europa neste ano, depois de ser eliminado na fase de grupos da Champions League.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Brasil passa vergonha na Chuteira de Ouro e não emplaca ninguém no top 25
Ex-Palmeiras venceu fome e xenofobia para virar parceiro de seleção de CR7
No Espanhol, Coutinho é tão produtivo no ataque quanto zagueiro do Barça
Há 2 anos sem perder em casa, zagueiro já sonha com chance na seleção

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.