Topo

Rafael Reis

Caras novas: as 7 principais revelações da temporada europeia

Rafael Reis

07/04/2019 04h00

Faltando menos de dois meses para o encerramento da temporada 2018/19, já dá para chegar a uma conclusão sobre quais foram os melhores novos nomes que pintaram (ou se consolidaram) no futebol mundial ao longo dos últimos meses.

O esporte mais popular do planeta ganhou vários candidatos a ídolos nesta temporada. Alguns deles talvez até tenham potencial para no futuro pleitear o posto de melhor jogador do planeta.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo as sete principais revelações do futebol europeu nesta temporada. A lista tem dois brasileiros, dois italianos, um inglês, um português e um sérvio.

MOISE KEAN
Atacante
19 anos
Italiano
Juventus (ITA)

Crédito: Massimo Pinca/Reuters

Primeiro jogador nascido nos anos 2000 a estrear em um dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) e também na Liga dos Campeões, o italiano de origem marfinense voltou aos holofotes nesta temporada. Transformado de vez em um integrante do elenco principal da Juventus, vem decidindo jogos nos últimos meses e sendo um substituto bem digno para Cristiano Ronaldo quando o astro português não está em campo. Também já foi premiado com as primeiras convocações para a seleção.

JADON SANCHO
Atacante
19 anos
Inglês
Borussia Dortmund (ALE)

Crédito: Friedemann Vogel/Efe

Trata-se possivelmente da grande revelação do futebol europeu em 2018/19. Em sua segunda temporada como profissional, o habilidoso atacante de lado de campo virou o "rei da assistência" do Campeonato Alemão, um dos protagonistas do Borussia Dortmund na Bundesliga e titular da seleção inglesa. Tanto sucesso o transformou em um dos nomes mais quentes para a próxima janela de transferências. Segundo o jornal "Manchester Evening News", o Manchester United está disposto a pagar 116 milhões de euros (mais de R$ 500 milhões) pelo garoto, que encabeça a lista de desejos do clube para o segundo semestre.

VINÍCIUS JÚNIOR
Atacante
18 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Crédito: Giuseppe Cacace/AFP

Estreante no futebol europeu, o ex-jogador do Flamengo foi o grande nome do Real Madrid no início deste ano. Entre janeiro e o começo de março, o garoto brasileiro foi a válvula de escape do vencedor das últimas três edições da Liga dos Campeões. Pena que uma ruptura do ligamento na articulação do tornozelo direito, sofrida no início do mês passado, fez com que ele virasse desfalque para a equipe espanhola em um momento decisivo da temporada. A expectativa é que ele retorne ao futebol em maio.

JOÃO FÉLIX
Meia-atacante
19 anos
Português
Benfica (POR)

Crédito: Divulgação

Ninguém ganha o apelido de "novo Cristiano Ronaldo" à toa. Alçado ao time principal do Benfica no início desta temporada, marcou 12 gols e deu seis assistências nos seus primeiros 34 jogos como profissional e precisou de apenas sete meses jogando entre os adultos para ser convocado pela seleção portuguesa (acabou cortado dos amistosos de março devido a uma lesão). João Félix dificilmente terá vida longa no Estádio da Luz. Segundo diversos veículos da imprensa inglesa, Manchester City e Manchester United devem brigar por sua contratação na janela de transferências de julho.

EDER MILITÃO
Zagueiro
21 anos
Brasileiro
Porto (POR)

Crédito: Reprodução

Assim como Vinícius Júnior, trocou o Brasil pelo futebol europeu no início desta temporada e não
precisou de muito tempo para explodir no Velho Continente. Destaque do Porto no segundo semestre de 2018, Militão já foi vendido por 50 milhões de euros (R$ 217 milhões) e defenderá o Real Madrid a partir de julho. O polivalente defensor, que pode jogar na lateral direita ou como zagueiro, também virou uma das principais peças do processo de renovação da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Qatar-2022.

LUKA JOVIC
Atacante
21 anos
Sérvio
Eintracht Frankfurt (ALE)

Crédito: Divulgação

Emprestado pelo Benfica ao Eintracht Frankfurt, o atacante sérvio passou boa parte da temporada no topo da artilharia do Campeonato Alemão. Ainda que tenha perdido o lugar para Robert Lewandowski (Bayern de Munique) nas últimas semanas, Jovic continua sendo uma das principais revelações da temporada. Uma revelação que, aliás, é protagonista de uma disputa entre Real Madrid e Barcelona. Segundo jornal alemão "Bild", a briga já terminou, e Jovic vestirá branco na próxima temporada.

NICOLÒ ZANIOLO
Meia
19 anos
Italiano
Roma (ITA)

Crédito: Andreas Solaro/AFP

Destaque das seleções italianas de base, andava meio esquecido nas categorias inferiores da Inter de Milão até ser ir para a Roma no início desta temporada como contrapeso da venda do belga Radja Nainggolan. Na capital, não demorou para conquistar um lugar como titular da equipe e virar uma das revelações do futebol europeu neste ano. Apesar de estar no início de carreira, Zaniolo já decidiu jogo de mata-mata da Liga dos Campeões, brilhou em clássico e estreou pela seleção principal.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ídolos históricos do Barcelona?
Alguém ainda pode impedir o hexa de Messi na Chuteira de Ouro?
Rival do Palmeiras vive crise com cartola que quer comandar Buenos Aires
7 sul-americanos para seu time contratar por empréstimo no meio do ano

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.