Topo

Rafael Reis

No Espanhol, Coutinho é tão produtivo no ataque quanto zagueiro do Barça

Rafael Reis

05/04/2019 04h00

Contratação mais cara da história do Barcelona, Philippe Coutinho desembarcou na Catalunha em janeiro de 2018 com duas missões bem claras: municiar a dupla formada por Lionel Messi e Luis Suárez, além de aumentar a força do ataque catalão.

Mas, um ano e três meses depois, o homem de 160 milhões de euros (R$ 692 milhões, na cotação) resvala na frustração de investimento e já vem tendo sua saída do Camp Nou cogitada pela imprensa local.

Crédito: Albert Gea/Reuters

Um número deixa bem claro o motivo da insatisfação da torcida com o meia-atacante brasileiro. Sua produção ofensiva no Campeonato Espanhol é idêntica à de um dos zagueiros do elenco culé.

O ex-jogador do Liverpool teve participação ativa em apenas sete dos 79 gols anotados pelo Barça na liga nacional, mesma marca de Gerard Piqué, um atleta cuja principal preocupação em campo não é ajudar o ataque, mas sim evitar gols.

O meia meteu cinco bolas nas redes e deu duas assistências. Já o zagueiro espanhol, um ídolo no Camp Nou, marcou quatro vezes, mas distribuiu também três passes para seus companheiros mudarem o placar. Um empate!

Nesta edição do Espanhol, Coutinho atuou ativamente na construção de menos gols que outros quatro jogadores do clube catalão: Lionel Messi (46), Luis Suárez (25), Ousmane Dembélé (12) e Jordi Alba (10).

Assim como o brasileiro e Piqué, os meias Ivan Rakitic e Arturo Vidal também participaram de sete jogadas que terminaram com bola na rede.

O desempenho abaixo do esperado fez o camisa 7 perder espaço no time comandado por Ernesto Valverde. Coutinho ainda tem começado a maioria das partidas, mas só porque Dembélé vive machucado e frequentemente um outro jogador ofensivo acaba sendo poupado.

Quando consegue levar a campo sua linha de frente ideal, como aconteceu no empate sem gols com o Lyon, no primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões, o reforço mais caro da história do Barça fica no banco.

É por causa dessa situação que Coutinho tem virado uma figura onipresente nas reportagens dos jornais catalães sobre jogadores que devem mudar de clube na próxima janela de transferências.

Segundo o diário "Sport", o brasileiro interessa a Chelsea, Paris Saint-Germain e Manchester Uniited e teria o valor de venda fixado em 130 milhões de euros (R$ 562 milhões).

Já o "Mundo Deportivo" tem dito que o jogador pode ser usado como moeda de troca para a chegada de um novo reforço ofensivo, o inglês Marcus Rashford (Manchester United) ou o argentino Paulo Dybala (Juventus).

Mesmo sem o brilho de Coutinho, o Barça ocupa a primeira colocação do Espanhol, com 70 pontos, oito a mais que o Atlético de Madri. O líder e o vice da competição se enfrentam neste sábado, em um jogo que pode deixar o time catalão com as mãos na taça ou então esquentar a briga pelo título.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Há 2 anos sem perder em casa, zagueiro já sonha com chance na seleção
Top 10 dos maiores dribladores brasileiros na Europa tem lateral e volantes
7 brasileiros que passaram pela seleção e hoje estão "esquecidos"
Em 3 anos, ex-Flu vai de sonho no Barcelona a lanterna em Hong Kong

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.