Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ídolos históricos do Barcelona?

Rafael Reis

04/04/2019 04h20

Eles já penduraram as chuteiras e abandonaram o futebol profissional. Mesmo assim, continuam sendo amados e idolatrados pelos torcedores dos clubes onde marcaram gols, fizeram defesas milagrosas, conquistaram títulos importantes e escreveram seus nomes na história.

A partir desta quinta-feira, o "Blog do Rafael Reis" passa a publicar semanalmente a seção "Por Onde Andam os ídolos?". Ao longo dos próximos meses, mostraremos os paradeiros dos maiores nomes de todos os tempos dos times mais importantes do futebol europeu.

Para começar, apresentamos o destino de sete ídolos históricos do Barcelona. Na próxima semana, será a vez de fazer o mesmo com jogadores que construíram a trajetória do Real Madrid.

CARLES PUYOL
40 anos
Ex-zagueiro
Espanhol

Crédito: David Ramos/Getty Images

Capitão do Barcelona durante uma década, levantou três dos cinco troféus de Liga dos Campeões já conquistados pelo clube. Zagueiro que se destacava mais pela dedicação em campo do que pelos recursos técnicos, não defendeu nenhuma outra equipe ao longo de sua trajetória como profissional. Puyol abandonou os gramados em 2014 e ainda trabalhou durante quatro meses como auxiliar na direção esportiva do Barça antes de se afastar do dia a dia do clube. Atualmente, participa de eventos promocionais da Uefa e do time catalão pelo mundo todo.

PEP GUARDIOLA
48 anos
Ex-meia
Espanhol

Crédito: Reprodução

Formado na base do Barcelona, fez parte do time que ganhou a primeira Champions do clube, em 1992, e vestiu a camisa blaugrana durante 13 temporadas. Mas a idolatria a Guardiola no Camp Nou cresceu mesmo depois que ele se aposentou e retornou para a casa como treinador. Entre 2008 e 2012, ele comandou um dos melhores times da história, revolucionou taticamente o futebol mundial e faturou mais dois títulos europeus. Consolidado como um dos melhores treinadores do planeta, Pep hoje dirige o Manchester City e continua em busca de um inédito título da Liga dos Campeões sem a parceria com o Barça.

RONALDINHO
39 anos
Ex-atacante
Brasileiro

Crédito: AFP

No Barcelona de meados da década passada, o brasileiro desempenhava um papel semelhante ao que Messi possui hoje: era ele o homem que decidia jogos e que também que dava espetáculo. Ronaldinho foi o cara da conquista da Champions League de 2006 e acabou eleito duas vezes melhor jogador do mundo durante sua estadia na Catalunha. Aposentado, ganhou o apelido de "rei dos rolês aleatórios" devido à diversidade das atividades em que se mete: já gravou sambas, participou dos mais incontáveis eventos e até ameaçou ser candidato nas eleições gerais do ano passado.

HRISTO STOICHKOV
53 anos
Ex-atacante
Búlgaro

Crédito: AP

O artilheiro do "Dream Team" que o Barcelona montou no começo da década de 1990 e que faturou quatro títulos espanhóis consecutivos, além da Champions League de 1992. Durante o período em que vestiu a camisa culé, foi duas vezes segundo colocado no prêmio de melhor do mundo e ganhou uma Bola de Ouro de craque da Europa. Maior nome da história do futebol búlgaro, aposentou-se em 2003, virou técnico e chegou a dirigir a seleção do seu país e o Celta. Em 2013, teve uma passagem de um mês pela presidência do CSKA Sofia. Hoje, é comentarista de TV na Espanha.

ROMÁRIO
53 anos
Ex-atacante
Brasileiro

Crédito: Reprodução

A passagem do Baixinho por Barcelona não durou nem dois anos. Tempo suficiente para transformá-lo em um dos grandes nomes da história do clube e em um ídolo para os catalães. Romário jogou no gigante espanhol entre 1993 e 1995. Saiu de lá como melhor jogador do mundo para voltar ao Brasil e reforçar o Flamengo. Duas décadas e meia mais tarde, continua sendo um nome relevante por aqui. Atualmente, cumpre a segunda metade do seu mandato como senador pelo Rio de Janeiro. No ano passado, tentou virar governador, mas terminou na quarta colocação.

RONALD KOEMAN
56 anos
Ex-zagueiro
Holandês

Crédito: Shaun Botterill/Allsport

Lá no final dos anos 1980, o Barcelona já tinha a preocupação de contar com zagueiros de bom passe, que ajudasse na saída de bola. E ninguém se encaixou melhor a essa exigência que Koeman. O gol que decidiu a final da Liga dos Campeões-1992 saiu do seu pé direito. Após aposentadoria, o holandês virou técnico. Ao longo de duas décadas na carreira, já comandou Ajax, Benfica, PSV, Valencia e Everton, entre outros clubes. Sua missão atual é reconduzir a seleção holandesa ao caminho do sucesso.

ANDONI ZUBIZARRETA
57 anos
Ex-goleiro
Espanhol

Crédito: Divulgação

Dono da meta do Barcleona durante oito temporadas, era o capitão da equipe na conquista do primeiro título de Champions League. Disputou 410 partidas oficiais pelo clube e saiu de 42,2% delas sem sofrer um único golzinho. Em 2010, retornou ao Barça para ser diretor de futebol. Cinco anos depois, deixou o cargo. Desde 2016, é o homem que gerencia a parte esportiva do Olympique de Marselha.


Mais de Cidadãos do Mundo

Alguém ainda pode impedir o hexa de Messi na Chuteira de Ouro?
Rival do Palmeiras vive crise com cartola que quer comandar Buenos Aires
7 sul-americanos para seu time contratar por empréstimo no meio do ano
Vírus Fifa: 5 jogadores que voltaram machucados de suas seleções

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.