Topo

Rafael Reis

Top 10 dos maiores dribladores brasileiros na Europa tem lateral e volantes

Rafael Reis

03/04/2019 12h00

No futebol brasileiro, o drible não é um recurso exclusivo dos jogadores de ataque.

O top 10 dos representantes do futebol pentacampeão mundial que mais utilizaram esse recurso na atual temporada do primeiro escalão da Europa conta com dois volantes e até com um lateral esquerdo.

Crédito: Denis Doyle/Getty Images

A lista foi elaborada a partir dos dados do "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do mundo da bola, e contabiliza as sete ligas nacionais mais importantes do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e Portugal).

O levantamento tem Neymar, do Paris Saint-Germain, na primeira posição, com média de 4,8 dribles por partida, Felipe Anderson, do West Ham, em segundo (2) e Vinícius Júnior, do Real Madrid, dividindo o terceiro lugar com Davidson, do Vitória de Guimarães (1,9).

Até aí, nada de mais, já que se tratam de quatro jogadores que costumam passar a maior parte do tempo na zona de ataque e atuam pelos lados do campo, região normalmente mais propícia para as jogadas individuais.

Só que o ranking traz três atletas que, pelo menos na teoria, teriam como principal missão atuar na defesa.

Um deles é muito conhecido mundialmente justamente por não se comportar como defensor.

O lateral esquerdo Marcelo, que chegou a frequentar o banco de reservas do Real Madrid nesta temporada por não se adequar à estrutura tática do time e só recuperou a posição depois do retorno do técnico Zinédine Zidane, ocupa a oitava posição da lista.

Segundo o "Transfermarkt", o veterano de duas Copas do Mundo (2014 e 2018) tem média de 1,5 drible por partida, a mesma do volante Danilo, do Nice, outro "estranho no ninho" dos maiores dribladores brasileiros do futebol europeu.

Mais um volante, Eduardo Henrique, que atua à frente da zaga do Belenenses nas partidas do Campeonato Português, dribla ainda mais que a dupla.

Ele ocupa a quinta posição no ranking, com 1,8 êxito em confrontos individuais a cada 90 minutos, mesma marca de Douglas Costa e Joelinton, atacantes de Juventus e Hoffenheim, respectivamente.

Ao contrário da lista brasileira, o top 10 geral dos maiores dribladores do Velho Continente em 2018/19 não conta com nenhum defensor. O ranking também é liderado por Neymar e conta com estrelas do nível de Lionel Messi, Eden Hazard e Jadon Sancho.

OS 10 MAIORES DRIBLADORES BRASILEIROS DA TEMPORADA EUROPEIA:

1 – Neymar (Paris Saint-Germain-FRA) – 4,8 dribles por jogo
2 – Felipe Anderson (West Ham-ING) – 2
3 – Davidson (Vitória de Guimarães-POR) – 1,9
Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP) – 1,9
5 – Douglas Costa (Juventus-ITA) – 1,8
Eduardo Henrique (Belenenses-POR) – 1,8
Joelinton (Hoffenheim-ALE) – 1,8
8 – Danilo (Nice-FRA) – 1,5
Marcelo (Real Madrid-ESP) – 1,5
Paulinho (Portimonense-POR) – 1,5

Fonte: Whoscored?


Mais de Brasileiros pelo Mundo

7 brasileiros que passaram pela seleção e hoje estão "esquecidos"
Em 3 anos, ex-Flu vai de sonho no Barcelona a lanterna em Hong Kong
Neymar adota jogo coletivo, mas ainda é o "rei do drible" na Europa
Por que o Campeonato Argentino tem apenas 1 jogador brasileiro?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.