Topo

Rafael Reis

7 sul-americanos para seu time contratar por empréstimo no meio do ano

Rafael Reis

01/04/2019 04h00

Com os Estaduais chegando ao fim, os clubes brasileiros já começam a voltar suas atenções para o Campeonato Brasileiro. E isso inclui pensar em mudanças de elenco e contratações de novos jogadores.

Mas esses reforços não precisam necessariamente chegar agora. Alguns deles só desembarcarão por aqui no meio do ano, na abertura da janela de transferências do futebol europeu.

Será nesse momento que os times brasileiros poderão tentar a contratação por empréstimo de alguns jogadores que estão em baixa em seus clubes atuais e que talvez fiquem tentados em retomar a carreira por aqui?

Apresentamos abaixo sete sugestões de jogadores sul-americanos que poderiam aceitar uma proposta de empréstimo ao futebol brasileiro no segundo semestre.

LUCAS ALARIO
Atacante
26 anos
Argentino
Bayer Leverkusen (ALE)

Crédito: AFP

Campeão da Libertadores de 2015 com o River Plate, fez bastante sucesso no futebol sul-americano até ser negociado com o Bayer Leverkusen, em 2017. Em sua segunda temporada na Alemanha, perdeu o lugar no time e tem ficado a maior parte dos jogos como opção para a etapa final. A reserva reduz bastante suas chances de retornar à seleção argentina. Fora das convocações há dois anos, Alario seria mais observado se jogasse com frequência no futebol sul-americano.

JONATHAN CALLERI
Atacante
25 anos
Argentino
Alavés (ESP)

Crédito: Reprodução

Autor de seis gols nesta temporada, o ex-São Paulo não está mal no futebol espanhol. Mas a forma como assina seus contratos, sempre permanecendo vinculado ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, e sendo emprestado por um ano ao time escolhido, permite um retorno ao Brasil. Calleri é caro e estaria fora da realidade financeira da maior parte dos times da primeira divisão. Mas clubes como Palmeiras e Flamengo conseguiriam arcar com seu salário.

DIEGO PEROTTI
Meia-atacante
30 anos
Argentino
Roma (ITA)

Crédito: Getty Images

Nos melhores momentos de sua carreira, Perotti era um meia-atacante incansável e que esbanjava habilidade pelo lado esquerdo do campo. Já trintão, o ex-Sevilla e Boca Juniors tem tido dificuldade para se manter no nível exigido por uma equipe do porte da Roma. Para piorar, nesta temporada sofreu muito com problemas físicos. Passar seis meses ou um ano no Brasil certamente o ajudaria a recuperar a forma e o melhor do seu futebol.

ABEL HERNÁNDEZ
Atacante
28 anos
Uruguaio
CSKA Moscou (RUS)

Crédito: Reprodução

Na Europa há uma década, o atacante já foi especulado no futebol brasileiro em um passado recente, mas acabou preferindo assinar com o CSKA Moscou. O problema é que a fase de Hernández na Rússia não anda das melhores. Em menos de um ano por lá, já sofreu três contusões relativamente graves e marcou apenas dois gols nas dez oportunidades que teve de ir a campo.

MAURICIO ISLA
Lateral direito
30 anos
Chileno
Fenerbahce (TUR)

Crédito: Reprodução

Remanescente da geração de ouro que fez da seleção chilena um dos times mais temidos deste século, já não é mais o mesmo jogador dos tempos em que defendeu Juventus e Olympique de Marselha. Na temporada passada, assinou com o Fenerbahce. A péssima fase do time turco, que corre até risco de rebaixamento, pode motivar Isla a retornar para o futebol sul-americano no segundo semestre.

ÓSCAR ROMERO
Meia
26 anos
Paraguaio
Shanghai Shenhua (CHN)

Crédito: Divulgação

O irmão gêmeo de Ángel Romero, que está em litígio com o Corinthians, é outro daqueles nomes que há tempos são sondados no futebol brasileiro. O meio-campista tem contrato até o fim do próximo ano com o Shanghai Shenhua, mas sua relação com o clube chinês está longe de ser das melhores. A prova disso é que, nos primeiros dois anos do seu vínculo, já foi emprestado uma vez e não fez nem 20 partidas.

ANDRÉ CARRILLO
Atacante
27 anos
Peruano
Al-Hilal (ARA)

Crédito: AFP

Um dos principais jogadores peruanos da atualidade, o atacante tem contrato com o Benfica desde 2016, mas só defendeu o clube português na primeira temporada do vínculo. Depois, foi emprestado a Watford (Inglaterra) e Al Hilal (Arábia Saudita). Nada leva a crer que Carrillo terá um destino diferente na próxima janela de transferências. Será que sua próxima cessão não pode ser para um time brasileiro?


Mais de Cidadãos do Mundo

Vírus Fifa: 5 jogadores que voltaram machucados de suas seleções
Gay que jogou Copa e virou cartola na Alemanha prefere futebol a militância
7 garotos nascidos nos anos 2000 que já estrearam em seleções adultas
CR7 é o maior goleador em atividade por seleções; top 10 tem Messi e Neymar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.