Topo

Rafael Reis

Neymar adota jogo coletivo, mas ainda é o "rei do drible" na Europa

Rafael Reis

27/03/2019 04h20

Afastado do futebol desde o fim de janeiro em virtude de uma nova fratura no quinto metatarso do pé direito e outra vez fora da briga pelo título da Liga dos Campeões, Neymar pode até não estar vivendo o melhor momento de sua carreira.

Mas, pelo menos uma coisa permanece inalterada para o camisa 10 do Paris Saint-Germain. O maior nome do futebol brasileiro na atualidade continua sendo o driblador número um da Europa.

Crédito: Divulgação

Assim como aconteceu nas duas últimas temporadas, o atacante lidera o ranking de jogadores que mais efetuam dribles nas cinco principais ligas nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).

De acordo com o "Whoscored?", site especializado nas estatísticas do mundo da bola, Neymar driblou em média 4,8 adversários em cada partida do Campeonato Francês que disputou em 2018/19.

A marca é bem mais baixa do que a dos anos anteriores (7,1 na temporada passada, a primeira pelo PSG, e 5,6, em 2016/17, sua despedida do Barcelona), o que mostra que o brasileiro tem trocado as jogadas individuais pelo jogo coletivo.

Mesmo assim, o ex-Santos ainda dribla mais que qualquer outro jogador do primeiro escalão do futebol europeu (e, consequentemente, mundial).

Quem mais se aproxima dele é o francês Hatem Ben Arfa, seu antigo companheiro no PSG. Após sair da geladeira na equipe da capital, o jogador tem média de 4,6 dribles por partida pelo Nice.

Curiosamente, todo o pódio desse fundamento é ocupado por atletas que atuam na Ligue 1. O terceiro colocado, Allan Saint-Maximim, também é francês e atua no país dos atuais campeões do mundo (Nice). Sua média é de 4,3 vitórias em confrontos individuais contra marcadores.

O ranking ainda conta com alguns outros jogadores bem conhecidos no top 10.

O astro Lionel Messi (Barcelona), por exemplo, é o quinto colocado, com média de 3,8 dribles. O belga Eden Hazard (Chelsea) ocupa a nona colocação, com 3,2, mesma marca do jovem prodígio inglês Jadon Sancho (Borussia Dortmund), uma das revelações da temporada europeia.

Maior driblador do Velho Continente, Neymar é o único brasileiro no alto da lista. Seu compatriota de melhor desempenho, Felipe Anderson (West Ham), ocupa somente a 369ª posição, com 2 dribles a cada 90 minutos.

OS 10 MAIORES DRIBLADORES DA TEMPORADA EUROPEIA:

1 – Neymar (BRA/Paris Saint-Germain) – 4,8 dribles por jogo
2 – Hatem Ben Arfa (FRA/Rennes) – 4,6
3 – Allan Saint-Maximim (FRA/Nice) – 4,3
4 – Sofiane Boufal (MAR/Celta) – 4,1
5 – Lionel Messi (ARG/Barcelona) – 3,8
6 – Adnan Januzaj (BEL/Real Sociedad) – 3,7
7 – Marcus Thuram (FRA/Guingamp) – 3,5
Youcef Atal (ALG/Nice) – 3,5
9 – Eden Hazard (BEL/Chelsea) – 3,2
Jadon Sancho (ING/Borussia Dortmund) – 3,2
Wilfried Zaha (CMF/Crystal Palace) – 3,2

Fonte: Whoscored?


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por que o Campeonato Argentino tem apenas 1 jogador brasileiro?
7 reservas no exterior para seu time trazer por empréstimo no meio do ano
Com R$ 100 mil mensais para desconhecidos, Tailândia tem invasão brasileira
Conheça os brasileiros que são artilheiros de campeonatos no exterior

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.