Topo

Rafael Reis

7 garotos nascidos nos anos 2000 que já estrearam em seleções adultas

Rafael Reis

27/03/2019 04h00

A "geração 2000" já chegou ao primeiro escalão do futebol mundial. Basta olhar as convocações das mais importantes seleções do planeta para a Data Fifa de março para alcançar essa conclusão.

Vários países importantes, como Inglaterra, Itália e México, já estão colocando em campo, por seus times nacionais, atletas nascidos depois do Bug do Milênio e da apreensão provocada pela virada de 1999 para 2000.

O Brasil ainda não entrou oficialmente nessa onda porque Vinícius Júnior (Real Madrid) sofreu uma lesão no tornozelo direito e não pôde participar dos amistosos contra Panamá e República Tcheca neste mês de março. O goleiro Gabriel Brazão (hoje no Parma) apareceu em convocação anterior, mas não foi utilizado.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete garotos nascidos nos anos 2000 que já fizeram suas estreias por seleções adultas e mostraram que o futuro chegou no futebol.

JADON SANCHO
Atacante
19 anos
Borussia Dortmund (ALE)
Inglaterra

Crédito: Getty Images

Campeão mundial sub-17 com a Inglaterra há duas temporadas, é o garoto da moda do futebol europeu no momento e está na mira de boa parte dos principais clubes do planeta. Formado na base do Manchester City, decidiu deixar o clube para ter mais oportunidades no Borussia Dortmund e virou peça central do time alemão. Rápido e extremamente habilidoso, costuma fazer estragos nas defesas adversárias pela faixa direita do campo. Estreou na seleção principal em outubro e foi titular na goleada por 5 a 0 sobre a República Tcheca, na semana passada.

CALLUM HUDSON-ODOI
Meia-atacante
18 anos
Chelsea (ING)
Inglaterra

Crédito: Getty Images

Também fez parte do elenco inglês que ganhou o Mundial sub-17 em 2017. Mas, ao contrário de Sancho, Hudson-Odoi ainda está dando seus primeiros passos como profissional. Até o momento, ele só jogou oito partidas da Premier League pelo Chelsea. Mesmo com pouca experiência, convenceu o técnico Gareth Southgate a convocá-lo para a primeira Data Fifa de 2019. O garoto entrou no segundo tempo do jogo contra a República Tcheca e atuou os 90 minutos da vitória por 5 a 1 sobre o Montenegro, na segunda-feira.

MOISE KEAN
Atacante
19 anos
Juventus (ITA)
Italiano

Crédito: Getty Images

Especialista em recordes, o centroavante italiano foi o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a estrear em uma das cinco grandes ligas europeias, a entrar em uma partida da Liga dos Campeões (ambas em novembro de 2016) e também a balançar as redes no Campeonato Italiano (maio de 2017). Filho de imigrantes marfinenses radicados na Itália, estreou pela Azzurra em novembro e marcou pela primeira vez na vitória por 2 a 0 sobre a Finlândia, no sábado.

DIEGO LAINEZ
Meia-atacante
18 anos
Betis (ESP)
México

Crédito: Reprodução

Apelidado de "Messi mexicano", o garoto estreou como profissional do América-MEX quando tinha apenas 16 anos e permaneceu em sua terra natal durante duas temporadas. Em janeiro, iniciou sua trajetória europeia ao ser contratado pelo Betis. Na Espanha, Lainez já fez até gol, mas ainda tem passado a maior parte do tempo no banco de reservas. O físico franzino (1,67 m e 58 kg) certamente não ajuda. Mesmo assim, tem feito parte das convocações para a seleção adulta desde setembro e já vestiu a camisa azteca em três oportunidades.

ALPHONSO DAVIES
Atacante
18 anos
Bayern de Munique (ALE)
Canadá

Crédito: Divulgação

Reforço do Bayern na janela de transferências de janeiro, o garoto de 18 anos já é praticamente um veterano na seleção canadense. Davies estreou pela equipe nacional do seu país em junho de 2017, quando ainda era um adolescente de 16 e disputava a Major League Soccer (MLS) pelo Vancouver Whitecaps. Ao longo dos últimos dois anos, firmou-se como titular absoluto do elenco canadense, disputou nove partidas oficiais pela seleção e meteu três bolas nas redes.

TIMOTHY WEAH
Atacante
19 anos
Celtic (ESC)
Estados Unidos

Crédito: Divulgação

Filho de George Weah, único africano já eleito o melhor jogador do mundo (1995) e atual presidente da Libéria, Tim nasceu nos Estados Unidos e decidiu adotar a cidadania norte-americana na hora de jogar bola. Emprestado pelo Paris Saint-Germain ao Celtic, da Escócia, o jovem disputou oito partidas pela seleção principal no ano passado e até fez um golzinho. Neste começo de 2019, ficou de fora das duas primeiras convocações.

ETHAN AMPADU
Zagueiro
18 anos
Chelsea (ING)
País de Gales

Crédito: Getty Images

Tratado no Chelsea como uma das maiores revelações da história recente do clube, o zagueiro, que também pode atuar como volante, estreou no time principal logo depois do seu aniversário de 17 anos. Apesar de ter nascido na Inglaterra, Ampadu decidiu jogar por Gales quando ainda estava na seleção sub-17, em 2015. Dois anos depois, já começou a ser convocado para a seleção principal e, desde então, tem atuado ao lado de Gareth Bale e Aaron Ramsey.


Mais de Cidadãos do Mundo

CR7 é o maior goleador em atividade por seleções; top 10 tem Messi e Neymar
Por onde andam 7 ex-jogadores do Borussia Dortmund que "sumiram"?
Messi aproveita folga de Mbappé para ampliar vantagem na Chuteira de Ouro
Adversário do Palmeiras tem técnico que já dirigiu Messi e brigou com Dunga

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.